09/07/2025 às 19:05
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a cobrança de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros que são exportados para os norte-americanos. A medida começa a valer em 1º de agosto.
Ele enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicando as razões da alta tarifária. No documento, Trump disse que a forma com que o Brasil trata o ex-presidente Jair Bolsonaro é uma "uma vergonha internacional" e que os ataques do nosso país às eleições livres e ao direito de liberdade de expressão dos americanos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) são a razão para essa taxação.
Na carta, o presidente americano diz que a relação comercial com o Brasil não é recíproca e é injusta e as novas tarifas seriam necessárias para “corrigir as graves distorções do sistema atual”.
Trump também afirma que, se por qualquer razão, Lula decidir aumentar as tarifas sobre produtos americanos, o valor será adicionado aos 50% que os Estados Unidos vão passar a cobrar do Brasil.
Ainda no documento, o presidente dos Estados Unidos diz, sem qualquer evidência, que as novas tarifas são necessárias para corrigir déficits comerciais supostamente “insustentáveis” contra os Estados Unidos. os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, depois da China. No ano passado, o Brasil importou mais do que exportou para o mercado americano.
Para ler no celular, basta apontar a câmera