09/07/2025 às 14:47
Após a Bolívia decretar Emergência Nacional em Saúde por causa do aumento dos casos de Sarampo no país, as secretarias de saúde de alguns estados brasileiros, principalmente os que fazem fronteira com a Bolívia, estão intensificando a vacinação da população.
No Acre, que desde 2000 não registra nenhum caso da doença, o governo está em alerta para evitar a reintrodução do Sarampo no estado, reforçando ações de vigilância epidemiológica nas fronteiras e convocando a população para manter a vacinação em dia. No departamento boliviano de Santa Cruz, que faz fronteira com o Acre, já foram registrados 80 casos.
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Acre, que ainda possui municípios com cobertura vacinal abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde. Esse ano, apesar da cobertura com a primeira dose em crianças ultrapassar os 96%, apenas cerca de 70% retornaram para a segunda dose.
No Mato Grosso do Sul, também localizado na divisa Brasil-Bolívia, a Secretaria Estadual de Saúde já está em contato com as cidades próximas da fronteira.
Corumbá deve receber um reforço de vacinas já na próxima semana e compartilhar parte do estoque com as cidades próximas da Bolívia. Já Ladário fará uma busca ativa em creches e escolas para aumentar a cobertura vacinal.
Ainda na segunda quinzena de junho passado, o governo sul-mato-grossense realizou uma parceria com os municípios para a busca ativa por casos suspeitos de sarampo e rubéola em todo o estado.
Quem não completou esse esquema vacinal quando era criança precisa atualizar a carteira de vacinação. Crianças, adolescentes e adultos de 15 meses a 29 anos precisam ter recebido duas doses da vacina com componente contra o sarampo após completar 1 ano de idade. Já adultos de 30 a 59 anos precisam ter registro de ao menos uma dose da vacina com o componente contra o sarampo. Profissionais de saúde devem ter duas doses de vacina.
Além das doses do esquema vacinal habitual, desde o último dia 13 de junho está em vigor também a chamada “dose zero” do imunizante contra o sarampo para todos os bebês de 6 meses a menores de 1 ano de idade, seguindo determinação do Ministério da Saúde.
*Com produção de Luciene Cruz
2:39Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera