07/07/2025 às 18:27
O combate a doenças com maior ocorrência em países pobres é o foco de uma ação lançada, nesta segunda-feira, na 17ª cúpula de líderes do Brics, realizada no Rio de Janeiro.
A Parceria do BRICS para a Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas tem como objetivo reforçar sistemas de saúde, o acesso a vacinas, prevenção, diagnóstico, tratamento e educação. As doenças que podem estar no foco da ação são tuberculose, hanseníase, malária e dengue.
O ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, afirmou que o Sul Global vai se unir para combater as doenças da região.
Segundo o documento, os países do Brics podem assumir a liderança na eliminação dessas doenças com pesquisas e abordagens inovadoras para saúde. A ideia é atrair investimentos internacionais para colocar a eliminação das de Doenças Socialmente Determinadas no centro da agenda global de saúde.
A iniciativa vai priorizar ações já existentes para promover a cooperação entre os países. Entre elas, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas do BRICS, e as Redes de Institutos de Saúde Pública e de Pesquisa sobre Tuberculose do grupo para pesquisa colaborativa, vigilância, capacitação e inovação.
1:33Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera