Sousa/PB -

Extras

Festival em Salvador homenageia a Língua Portuguesa

Rádio Agência

30/04/2025 às 11:07

Tamanho da Fonte

Baixar

Logo Agência Brasil

A segunda edição do Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa tem uma programação cultural diversificada e gratuita que se conecta pela força da palavra. É o que diz o organizador do evento, Ricardo Oliveira Duarte, jornalista português que há seis anos mora na Bahia.

"A Língua Portuguesa é uma das mais faladas no mundo. Cerca de 4% da população mundial fala português. Estamos a falar de um número entre 250 e 300 milhões de falantes de português. Só aqui são 210 milhões. E nós, em particular, estamos em Salvador, a primeira capital do maior país do mundo que fala a Língua Portuguesa. Nada melhor, nenhum local melhor, ou como se diria em Portugal, nenhum sítio melhor, para ser criado, para nascer, para se desenvolver o Viva a Língua. Ele pretende realmente ser isso: uma celebração, um local de encontro, de criação, de debate."

Notícias relacionadas:

A abertura do festival acontece neste sábado (3), às 17h, no Gabinete Português de Leitura, com espetáculo teatral que homenageia a poesia de um dos maiores nomes da literatura em Língua Portuguesa.

"(Ele) Dizia que a pátria era a língua dele, o Fernando Pessoa. Nós celebramos e assinalamos os 30 anos do Fernando Pessoa - O Espetáculo, que é do Marcos Machado e do Amadeu Alves. É um espetáculo que tem uma vertente musical, que já foi exibido nos mais diversos locais."

No domingo (4), às 14h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, o destaque é a roda de conversa com os escritores Valter Hugo Mãe, Vera Duarte e Lívia Natália. Mais tarde, às 18h, o espaço cultural recebe o show especial do cantor Lazzo Matumbi.

Na segunda-feira (5), Dia Mundial da Língua Portuguesa, a programação retorna ao Gabinete Português de Leitura com uma mostra de cinema com filmes de Brasil, Portugal e Cabo Verde.

"A Língua Portuguesa, eu acredito que ela não seja excludente, pelo contrário. E cabem muitas línguas portuguesas lá dentro, e o português nas suas mais variadas manifestações. Eu acho que é muito importante trazer essa questão, trazer comunidades quilombolas, trazer comunidades indígenas, toda a gente que seja possível, para dentro desta festa, desta conversa e desta discussão", completa o jornalista português.

O festival termina na noite de segunda, com apresentação da Camerata Opus Lumen, da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Acesse a programação completa aqui

 

Exposição Sonhei em português!, com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, no Museu da Língua Portuguesa. Exposição Sonhei em português!, com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, no Museu da Língua Portuguesa.
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Cultura Segunda edição do "Viva a Língua" terá programação até segunda-feira Salvador Museu da Língua Portuguesa abre programação especial para as férias 30/04/2025 - 11:07 Rádio Educadora da Bahia / Raíssa Saraiva Rafael Lopes - Repórter da Rádio Educadora da Bahia Dia Mundial da Língua Portuguesa Festival Viva a Língua Gabinete Português de Leitura quarta-feira, 30 Abril, 2025 - 11:07 3:31

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera