Sousa/PB -
Investigações

PF desarticula grupo que fraudava empréstimos consignados da CAIXA

Os investigados atuavam na região de Londrina/PR e Maringá/PR e cooptavam pessoas idosas para a prática dos crimes.

Da Redação Repórter PB

30/04/2025 às 17:00

Imagem

‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Polícia Federal deflagrou a Operação Ventríloquo para cumprir cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Londrina/PR e Ibiporã/PR. A investigação, iniciada em abril de 2024, apura crimes de estelionato praticados por um grupo da região, após a prisão de duas mulheres na agência da Caixa Econômica Federal em Cornélio Procópio/PR por tentarem obter empréstimo consignado com documentos falsos.

Apurou-se que o grupo também atuou nas cidades de Sarandi/PR, Jaguapitã/PR e Apucarana/PR. O modus operandi consistia na falsificação de documentos de identidade e comprovantes de endereço para abrir contas bancárias na CAIXA. Dias depois, solicitavam empréstimos consignados cujos valores, ao serem creditados, eram rapidamente transferidos para contas de comparsas e sacados em espécie.

A estrutura criminosa envolve um núcleo principal que coordena a ação, identifica titulares de benefícios previdenciários e, com os dados em mãos, falsifica documentos com fotos de terceiros cooptados. Esses comparsas, acompanhados por membros do núcleo, abrem as contas e solicitam os empréstimos. Outros integrantes emprestam contas bancárias para movimentar os valores obtidos fraudulentamente.

Até o momento, o prejuízo à Caixa Econômica Federal ultrapassa R$ 813 mil.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.