Sousa/PB -

Extras

História Hoje: há 40 anos, Sophia Loren era presa por evasão fiscal

Rádio Agência

19/05/2022 às 10:03

Tamanho da fonte

A lenda do cinema hollywoodiano Sophia Loren foi presa, em 19 de maio de 1982, por evasão fiscal. A atriz de origem italiana havia acabado de desembarcar de um avião no aeroporto de Roma, na Itália. Aos 47 anos, Sophia Loren foi condenada a 30 dias de reclusão por ter deixado de pagar 180 mil dólares de impostos na década de 1960.

A atriz tinha conhecimento da sentença há dois anos. Enquanto o processo andava, viveu na Suíça e nos Estados Unidos até que decidiu voltar ao seu país e cumprir a pena. Sophia Loren foi encaminhada para uma prisão feminina, em Caserta, a aproximadamente 30 quilômetros de sua cidade natal, Nápoles.

Durante o tempo em que esteve lá, a atriz ficou em uma cela privada com cama, televisão e banheiro. Do lado de fora, fãs faziam até serenata durante a noite.

Um acordo com a justiça italiana permitiu que a atriz saísse antes do fim da pena. A estrela de cinema deixou a prisão depois de 17 dias. Na saída, foi recepcionada por uma multidão de fãs e jornalistas. Em sua defesa, Sophia Loren afirmou que houve um erro por culpa do contador e que a decisão era injusta.

Enquanto estava presa, o então prefeito de Nova Iorque, Edward Koch, chegou a enviar um telegrama para o presidente italiano, Sandro Pertini, destacando que Loren era “uma atriz de grande talento” e pedindo clemência.

Na época em que foi presa, Sophia Loren estava se preparando para interpretar Tieta do Agreste, a personagem icônica do brasileiro Jorge Amado. Mas a produção foi cancelada porque o banco que financiaria o projeto faliu.

Em 2013, Sophia Loren conseguiu uma grande vitória. A Suprema Corte de Cassação de Roma declarou que a atriz era uma “contribuinte legal”.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Cultura Atriz tinha conhecimento da sentença há dois anos Brasília 19/05/2022 - 10:03 Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista Sheily Noleto - Repórter da Rede Nacional de Rádio História Hoje Sophia Loren quinta-feira, 19 Maio, 2022 - 10:03 146:00

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera