Sousa/PB -

O Largo da Estação Ferroviária em Sousa um sonho de R$ 13 milhões

Praça do Largo da Estação Ferroviária com 17 mil m² aonde terá área contemplativa, quiosques, quadras esportivas, play Grand, áreas verdes, museu, restaurantes

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

23/08/2021 às 12:06

Tamanho da fonte

Durante a entrevista Coletiva do Prefeito de Sousa, Fábio na manhã desta sexta-feira (20), a Secretária de Planejamento da Prefeitura Municipal, Larissa Abrantes apresentou aos membros da Imprensa o audacioso Projeto “Lago da Estação Ferroviária”.


Larissa frisou que não se trata de um Projeto de embelezamento urbanístico, mas de um Projeto que vai contemplar qualidade de vida para a população que será beneficiada.


- É um projeto que vai aumentar o turismo de nossa Cidade, realizar saneamento básico, pavimentar, construir ciclovia. É um Projeto muito completo que vai melhorar a vida de nossa população, resumiu.


A Secretária de Planejamento frisou também que o Lago da Estação Ferroviária é também um Projeto de cultura, arte e lazer que contempla 6 km de intervenção asfáltica, ciclovia, saneamento básico. “Por quer o Governo Tyrone só pavimenta depois de fazer o saneamento, que é a obra que fica enterrada, mas que é um obra importante que implica em qualidade de vida, em saúde, quando nós deixamos de ecoar dejetos pelas ruas, então isso implica em todas vertentes de um Governo”, explanou.


A Arquiteta, Dra. Rayanne Cassimiro explicou com clareza de detalhes a Imprensa Sousa, as qualificações do Projeto, “Lagoa da Estação Ferroviária” que inicia na BR 230, Conjunto Nossa Senhora de Fátima, passando pelo Bairro São José, José Lins do Rêgo, Frei Damião, chegando a Estação Ferroviária, dando acesso para a Lagoa dos Patos, encontrando com a Perimetral em construção pelo Governo do Estado.


Conforme a Arquiteta Rayanne Cassimiro, o Projeto vias urbanizadas vai contemplar mais de 4 km de asfalto, percorrendo 06 bairros, 3,2 km de ciclovias, 12 quiosques, 03 Praças, a reforma dos prédios da estação ferroviária, e a plantação de árvores nativas ao longo de todo o percurso.


A primeira Praça será feita no Bairro São José com uma área de 1.265 m², 04 quiosques, Play Grand academia ao ar livre, bicicletário e áreas verdes.
- É importante destacar também que as linhas férreas todas serão preservadas em todo o percurso chegando até a Estação Ferroviária, por quer assim também é uma forma de resgatar e manter a história da cidade, adiantou a Arquiteta.


Ainda será construída uma rotatória que dará acesso à Rua Sinfroneo Nazaré dando melhor mobilidade urbana, além da ciclovia, por entender que as vias são servem apenas para carros e motos, também às pessoas que usam bicicletas, e andam a pé.


A segunda Praça que deverá ser construída conforme o Projeto será no Bairro da Estação, contemplando uma área de 3.335 m² com 06 quiosques, área contemplativa e ponte para os pedestres.


De acordo com a Arquiteta Rayanne Cassimiro, neste espaço foi-se preservado o declívio do terreno trazendo a importância da Estação Ferroviária para toda a Cidade, assim como as Pontes antigas por onde passava o trem foi-se preservado tudo isso para resgar a história da vida urbana do Município.


Por fim foi apresentado a Praça do Largo da Estação Ferroviária com 17 mil m² aonde terá área contemplativa, quiosques, quadras esportivas, play Grand, áreas verdes, museu, restaurantes, e apoio para os feirantes que ocupam essas áreas nas quartas-feiras e domingos.


Fora dito que em todo esse ambiente serão colocadas placas explicativas do que significa cada elemento presente.


Na praça da estação será colocada a Imagem de Nossa Senhora Santana, contemplando a Igreja que fica naquela localidade, ainda com lago artificial, vegetação, preservação total da Estação Ferroviária, assim como se encontra na atualidade.


O Prefeito Fábio Tyrone após apresentação do Projeto fez questão de frisar que é um sonho que deverá ser realizado, e construído neste 4 anos de seu mandato.


Todo esse sonho apresentado pelo Gestor Municipal custa sua realização para a população da Cidade Sorriso, algo em torno de R$ 13 milhões. De onde vai sair esse montante todo? Podendo ser dos cofres públicos do Estado da Paraíba em parceria com o Governo do Estado, ou, de emendas federais. O projeto está pronto, e por sim lindo.


O Governador João Azevedo já conheceu-o em toda com toda a sua contemplação na última agenda que esteve na Cidade Sorriso.


É agora é torce para que tudo isso sai de fato do papel.


É um sonho!

Tenho Dito


Pereira Jr.
Articulista, analista político, apresentador, editor responsável pelo Portal REPORTERPB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.