Sousa/PB -
Eternas Saudades

A trajetória do empresário e ex-vice-prefeito de Uiraúna-PB, Zé de Ló

Tinha como virtudes a integridade, a coerência, a serenidade, a persistência, o comprometimento, a resiliência, a visão estratégica e a autoconfiança.

Da Redação Repórter PB

10/01/2026 às 22:10

Ads 970x250
Imagem Empresário e ex-vice-prefeito de Uiraúna-PB, Zé de Ló

Empresário e ex-vice-prefeito de Uiraúna-PB, Zé de Ló ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Faleceu nessa sexta-feira (09) de janeiro de 2026 em Uiraúna, aos 95 anos, o empresário e ex-vice-prefeito, José Enéas de Alencar (Zé de Ló). Ele nasceu em 11 de maio de 1930 na Comunidade de Arrojado. Era filho de Aristide Enéas de Alencar e Dona Maria Josefa Duarte. Membro de uma prole de seis irmãos: quatro mulheres e dois homens. Deixa três filhos, uma nora, dois genros, sete netos e quatro bisnetos.

Ele completaria 96 anos nos próximos meses. Ao longo de quase um século de vida, construiu uma trajetória marcada pela convivência próxima com a população, pela postura simples e pelo respeito conquistado dentro e fora da vida pública.

Tinha como virtudes a integridade, a coerência, a serenidade, a persistência, o comprometimento, a resiliência, a visão estratégica e a autoconfiança. Ele deixou um legado de trabalho e de honestidade. Zé de Ló manteve um grande e intenso círculo de amizade e por onde passou, levou a vontade de empreender e crescer junto com Uiraúna e a região. Foi um símbolo de decência, honradez, respeitabilidade e dignidade. Era uma pessoa muito cordial e de boa convivência social. Sua história de vida e dedicação ao trabalho são legados deixados à população uiraunense. Uiraúna perdeu um grande cidadão.

Zé de Ló foi um homem notável e simples. Dispensava tratamento amável e cordial a todos. Frequentemente participava ativamente de festas de padroeiro e leilões em Uiraúna e região. Símbolo de Uiraúna: empreendedor, visionário, incansável e que sempre teve prazer em trabalhar e realizar. Bastante conhecido e querido em Uiraúna. Zé de Ló construiu uma trajetória marcada pela ação como empresário, pelo comprometimento com a cidade e pela participação ativa na vida pública.

O empresário Zé de Ló se destacou por sua visão empreendedora, liderança inspiradora e compromisso com o fortalecimento do comércio da cidade de Uiraúna. Zé de Ló teve papel relevante no setor empresarial local. Foi proprietário do Posto São José e manteve, por vários anos, uma churrascaria e uma pousada, empreendimentos que contribuíram para a geração de empregos e fortalecimento da economia uiraunense. Foi mestre de cerimônia na Maçonaria. Fundou o Uiraúna Tênis Clube (UTC) ao lado de Anchieta Pinto e do cirurgião-dentista, Dr. Raimundo Barbosa.

Seu legado permanece como exemplo de dedicação e sensibilidade para o desenvolvimento regional. Sua trajetória de vida deixa um patrimônio imensurável de empreendedorismo, liderança e contribuição para o crescimento econômico e social de Uiraúna. Tinha boas relações com todas as forças políticas da Paraíba, e sempre foi muito respeitado. Prestou um excelente serviço à Paraíba e ao município de Uiraúna. Um homem visionário cheio de determinação, entusiasmo e idealismo, dedicando-se à família e ao empreendedorismo de forma inigualável.

No pleito de 1968 disputou o cargo de prefeito de Uiraúna pelo MDB2 e obteve 1.646 votos, 35,48% dos votos válidos. Teve como candidato a vice-prefeito Antônio Barbosa Cavalcanti. Na eleição de 1976 voltou a disputar o cargo de prefeito pelo MDB2. No pleito de 1996 foi eleito vice-prefeito pelo PFL tendo como companheiro de chapa o prefeito Dr. Geraldo Nogueira de Almeida. A chapa vencedora obteve 4.372 votos, 51,51% dos votos válidos. Zé de Ló é primo de Francisco Enéas de Alencar – Chico Branco - (UDN), vice-prefeito do prefeito Dr. Osvaldo Bezerra Cascudo (PSD). Dr. Osvaldo Bezerra Cascudo, o terceiro prefeito de Uiraúna, foi o principal defensor da emancipação do município de Uiraúna, então pertencente a Antenor Navarro.

Em 2023 a então vereadora Cleidomar Sarmento de Oliveira (Creuza de Manoel Benedito) apresentou na Câmara Municipal de Uiraúna, uma Moção de Aplausos em homenagem ao empresário. A proposta foi aprovada por unanimidade, reconhecendo sua importância para o município.

O corpo do ex-vice-prefeito Zé de Ló foi velado no Memorial São Vicente de Paula e na Prefeitura Municipal de Uiraúna. Presentes ao velório a prefeita municipal, Leninha Romão (PSB), o vice-prefeito Dr. Marlon Arthur Moreira Bastos (PSB), o Presidente da Câmara Municipal, Toinho Magalhães (REPUBLICANOS), o ex-prefeito Dr. Paulo Arthur, vereadores Amèlia Fonseca, Neguinha de Valdivino (REPUBLICANOS), Romerito Sarmento (REPUBLICANOS), o vereador Neto de Maro (REPUBLICANOS), o secretário de Comunicação Social, Benevenuto Claudino, o secretário adjunto da Comunicação, Geraldo Andrade, o secretário de Habitação Social, Ciro Figueiredo e demais autoridades.

A Câmara Municipal de Uiraúna através do seu presidente Toinho Magalhães (REPUBLICANOS) manifestou profundo pesar pelo falecimento de José Enéas de Alencar, conhecido popularmente como Zé de Ló, empresário e ex-vice-prefeito do município. Segundo o presidente da Câmara, Zé de Ló deixa um legado marcado pelo trabalho, pelo compromisso com a vida pública e pela dedicação ao povo uiraunense, sendo reconhecido por sua contribuição tanto no setor empresarial quanto na gestão pública.

A prefeita constitucional de Uiraúna-PB, Leninha Romão (PSB), decretou luto oficial no Município, por 03 (três) dias, em respeito e homenagem à memória do ilustre ex-vice-prefeito, José Enéas de Alencar (Zé de Ló). Durante esse período, a bandeira do município permanecerá hasteada a meio mastro em todos os prédios públicos, como símbolo de pesar e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Município de Uiraúna-PB.

Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.