Sousa/PB -
Agricultura familiar

Projetos da Sedap-PB destacam o protagonismo das mulheres do agro em Zabelê

A proposta se junta ao projeto “Encontro das Mulheres do Agro”, que promove eventos para debater temáticas fundamentais à presença feminina no setor.

Por Redação do Reporterpb

06/07/2025 às 12:19

Imagem Projetos da Sedap-PB destacam o protagonismo das mulheres do agro em Zabelê

Projetos da Sedap-PB destacam o protagonismo das mulheres do agro em Zabelê ‧ Foto: Secom

Tamanho da Fonte

O projeto “Mulher do Agro Antes da Porteira” é mais uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) com o objetivo de destacar o protagonismo das mulheres na zona rural paraibana. A proposta se junta ao projeto “Encontro das Mulheres do Agro”, que promove eventos para debater temáticas fundamentais à presença feminina no setor. 
          
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, enfatiza que reconhecer e evidenciar a importância do papel da mulher no campo é uma das pautas de destaque da secretaria. “São encontros voltados a debater e reconhecer o protagonismo das mulheres no agro, a discutir temas relevantes para as mulheres e criar espaços de convergências para que elas tenham a valorização que merecem”, aponta.
      
Joaquim Hugo completa: “A mulher tem um papel fundamental no agro, na produção rural e esses projetos objetivam trazer à tona essa relevância da mulher no agro”.
 
A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, conta que a intenção do projeto “Mulher do Agro Antes da Porteira” é apresentar o trabalho das famílias e, em especial, da mulher, como produtores rurais. “A proposta é revelar um pouco da vida da mulher na propriedade, mostrar a jornada de trabalho, a vivência e o protagonismo da mulher, na prática, no espaço onde está inserida”. 
          
No município de Zabelê, onde acontece a programação da 14ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Zabelê (ExpoZabelê), a equipe da Sedap-PB visitou neste sábado (5) o Sítio Zabelê, onde reside e trabalha dona Janaína Félix dos Santos, juntamente com seu marido José Edmildo Bezerra da Silva e o seu filho de 16 anos, Matheus Félix.
       
Na propriedade, a família produz coentro, alface, rúcula, espinafre, tomate cereja, cebolinha e couve, além de possuir criação de bode, galinha e porco. A produção é comercializada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).  
          
Janaína dos Santos conta que a parceria com o marido é constante. “Aqui a gente divide tudo. O trabalho, o dinheiro, um ajuda o outro”. Das tarefas domésticas às atividades de cultivo e na criação dos animais, ela revela que compartilha com o marido e com o filho adolescente, que, além de estudar, também ajuda no cultivo e na criação dos animais.        
 
A produtora rural revela que a maior dificuldade que enfrentou no início era encontrar comprador para a produção do sítio. “Esse era o nosso maior desafio, era vender. A gente não tinha como vender, ia de porta a porta buscando freguesia”, rememora. A situação melhorou quando a família começou a comercializar a produção por meio do PAA. 
 
Janaína dos Santos relata um pouco sobre a rotina diária como dona de casa, mãe e produtora rural: “Acordo, organizo o menino para ir à escola e vou para os canteiros para capinar, plantar, cuidar da lavoura de rúcula, tomate cereja... Depois, volto e cuido da casa, do almoço”. Ela também ajuda o marido na criação dos animais. 
 
A vida na lavoura é como uma terapia para Janaína dos Santos. “Eu venho para cá e só vou embora por volta das 11h, 11h30 da manhã. Se ninguém vier me chamar, eu não saio. Já me acostumei com a rotina daqui, é bom demais. Se disser para mim: ‘Janaína para de fazer isso’, eu acho que não consigo mais”. 
          
O presidente da Associação das Cabras de Leite de Zabelê, Júnior Cadena, destaca o exemplo da família de dona Janaína dos Santos com respeito ao protagonismo da mulher. “O exemplo deles é diferente, porque eles vivem num conjunto de família diferente. É um casal que produz o leite, produz hortaliças para a agricultura familiar e eles não têm distinção de gastos”, afirma. E completa: “Todo o apurado é gasto dentro do núcleo familiar. É a construção do lucro sem separação. É uma renda que multiplica, não subtrai e nem divide, só traz o fortalecimento da agricultura familiar”.           
 
Encontro das Mulheres na 14ª ExpoZabelê       
 
A Sedap-PB promoveu nessa sexta-feira (4), o “Encontro das Mulheres do Agro Zabeleense”, dentro da programação da 14ª ExpoZabelê, que tem o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB. O tema abordado foi “Empreendedorimo Feminino: Princípios e Objetivos”. O evento em Zabelê teve como palestrantes a secretária de Cultura de Zabelê, Fabiana Monteiro; a produtora rural do município, Falbenia Monteiro; e a assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles.
 
O encontro contou, ainda, com o Grupo Reisado de Zabelê e teve a participação especial de Mestra Lika Guedes, a primeira mulher a figurar como mestra do grupo. Além disso, o caricaturista e cantor, ou como ele mesmo se denomina, “caricantor”, Sócrates Gonçalves, fez um pocket show.
 
De acordo com Márcia Dornelles, “essas palestras surgiram da necessidade de um diálogo mais aprofundado com as mulheres sobre as nossas conquistas. Então, a Sedap-PB tem trazido nas nossas feiras esse espaço de debate”. Ela lembra que “o diferencial desse debate é que o que foi discutido aqui foi construído com as mulheres que aqui residem. O protagonismo nasce quando a gente reconhece na outra o papel importante que ela tem. O que foi falado, foi visto, foi todo conduzido e produzido a partir da realidade das mulheres da região”. 
 
A 14ª ExpoZabelê é uma realização da Prefeitura Municipal de Zabelê, e além do apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB, conta com parceiros como da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa-PB), Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (Cisco) Sebrae-PB, e Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.