08/05/2025 às 09:33
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) voltou a movimentar os bastidores da política paraibana ao confirmar que o Republicanos está envolvido em negociações para a criação de uma federação com o MDB em âmbito nacional. No entanto, segundo o parlamentar, a concretização desse projeto na Paraíba dependerá de uma decisão política do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
Durante entrevista ao programa Hora H, da Rádio POP FM, Santiago explicou que para que a federação avance em estados como a Paraíba, é necessário que as lideranças locais estejam integradas ao mesmo campo político. No caso específico, isso significaria que Veneziano, atual opositor ao governo estadual, precisaria realinhar-se à base do governador João Azevêdo (PSB).
“Na Paraíba, o que está posto é claro: qualquer construção depende de sintonia política. E para o MDB integrar esse movimento, é necessário que suas lideranças estejam dispostas a caminhar com o nosso grupo, o do governador João Azevêdo”, afirmou Santiago.
Indagado se Veneziano estaria disposto a essa reaproximação, o deputado desconversou, afirmando que essa decisão cabe exclusivamente ao senador: “Quem deve dizer se ele quer ou não é ele. Espaço político existe, mas há critérios, e o principal é o alinhamento com o projeto de gestão em curso no estado”.
Wilson Santiago também aproveitou para destacar as dificuldades enfrentadas em outras tentativas de federação — como as conversas frustradas com União Brasil e Progressistas — que, segundo ele, esbarraram em divergências estaduais. “Diferente do MDB, esses partidos têm estruturas maiores e muito mais conflitos regionais, o que dificulta o avanço”, avaliou.
Para Santiago, a possível união entre Republicanos e MDB poderia pavimentar uma base sólida para a eleição de 2028. Mas reforçou: sem integração ao projeto liderado por Azevêdo, a federação na Paraíba não terá respaldo do seu partido.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera