Sousa/PB -
Discussão

Situação dos trabalhadores na pandemia domina debate durante audiência pública proposta por Wilson Filho que marcou abertura do “Abril Verde”

O deputado estadual Wilson Filho destacou a importância de debater as condições de trabalho em uma época de pandemia.

Da Redação Repórter PB

08/04/2021 às 09:26

Imagem

Tamanho da fonte

No Dia Mundial da Saúde, foi realizada uma audiência pública pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na tarde desta quarta-feira (07), que marcou a abertura da campanha “Abril Verde”, que trata sobre as questões da saúde e segurança dos trabalhadores. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Wilson Filho (PTB). A situação dos trabalhadores no período de pandemia dominou os debates. Segundo o INSS, somente nos últimos cinco meses cerca de 1 mil trabalhadores paraibanos chegaram a ser afastados do trabalho em decorrência da Covid-19 ou doenças psicológicas.


O deputado estadual Wilson Filho destacou a importância de debater as condições de trabalho em uma época de pandemia. “Todos os trabalhadores estão sofrendo com a exaustão, principalmente os profissionais da área de saúde. É preciso que todos estejam envolvidos para cobrar as práticas de prevenção no ambiente de trabalho, não só para os profissionais de saúde, mas para todos que estão tendo que seguir suas rotinas”, afirmou o deputado. Os dados do Ministério da Saúde demonstram a gravidade da situação. Até o mês passado, mais de 480 mil profissionais da área de saúde já haviam sido infectados pela Covid-19 no Brasil e quase 500 perderam suas vidas.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, participou da audiência e falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo da Paraíba no combate ao Coronavírus. Segundo ele, o Estado já conta com 1.200 leitos de Covid-19, desse total 300 abertos somente no mês de março. Ele ainda acrescentou que a vacinação em massa é a forma mais eficaz de vencer essa pandemia e proporcionar a volta das atividades econômicas com segurança para todos os trabalhadores: “A Paraíba está em quarto lugar no país no número de vacinados, proporcionalmente. Nossa meta é chegar em primeiro e peço o apoio de todos os prefeitos, secretários de saúde e trabalhadores que nos ajudem a conseguir alcançarmos essa meta”, destacou Geraldo.

Denúncias

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Myllena Alencar, parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa e do deputado Wilson Filho pela realização da audiência pública e destacou que o MP está atento ao cumprimento da legislação trabalhista, no que diz respeito à saúde e segurança do trabalhador. “Entendemos a gravidade da situação, mas estamos atentos ao cumprimento de todas as normas para garantir a saúde das pessoas que continuam atuando em diversos setores”, afirmou. O Ministério Público do Trabalho já recebeu mais de 1.300 denúncias que estão devidamente sendo acompanhadas.

Abril Verde

A audiência pública marcou a abertura da campanha Abril Verde na Paraíba. A ação é baseada nos movimentos “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” e surgiu na Paraíba em 2013. A campanha busca a conscientização de trabalhadores e empregadores para a melhoria das condições de trabalho e de saúde do trabalhador. O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7) e o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes no Trabalho (28).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.