Sousa/PB -
Análise

Prefeitos do PSDB vão governar maior número de habitantes; partido, porém, registra a maior perda em relação à última eleição

Levantamento considera o número de habitantes em cada município e o resultado dos dois turnos.

Da Redação Repórter PB

30/11/2020 às 09:48

Tamanho da fonte

Com o resultado do segundo turno das eleições municipais, realizado neste domingo (29), o PSDB assegurou o posto de partido que vai governar o maior número brasileiros, revela uma análise nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas cidades em que os candidatos da legenda levaram a disputa, vivem 34 milhões de pessoas. Esse número inclui as vitórias conquistadas pela sigla já no primeiro turno, ocorrido em 15 de novembro.

Neste domingo, os tucanos mantiveram a liderança com a reeleição de Bruno Covas em São Paulo, município mais populoso do país, com 12,3 milhões de habitantes.

Adotando-se o mesmo critério, o PSDB é seguido por MDB, DEM, PSD, PP e PDT, todos com mais de 10 milhões de habitantes nos municípios comandados.

Tucanos registram a maior perda

Apesar de continuar no topo da lista, o PSDB foi o partido que mais perdeu habitantes governados desde 2016. Ao todo, 14,3 milhões de pessoas deixaram de ser governadas pela sigla.

O PSB aparece em seguida, com saldo negativo de 7,4 milhões de habitantes.

Quem mais ganhou foi o DEM, com saldo positivo de 13,5 milhões de habitantes. O partido foi ajudado pela vitória de Eduardo Paes no Rio, segunda cidade mais populosa do país, com 6,7 milhões de habitantes. A legenda é seguida por PSD, com 9,5 milhões, e PP, com 6,9 milhões.

 

Com G1

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.