
25/06/2026 às 13:50
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25), a escolha da senadora Teresa Leitão (PT-PE) como a nova líder do governo no Senado.
A parlamentar pernambucana assume o posto em substituição ao senador Jaques Wagner (PT-BA), que entregou o cargo no dia anterior em decorrência dos desdobramentos de uma investigação da Polícia Federal.
Por meio de suas redes sociais, o chefe do Executivo destacou que a principal missão da nova líder será destravar a articulação política no Congresso e coordenar a votação de pautas prioritárias para o Palácio do Planalto.
Entre as matérias consideradas urgentes pelo governo e que estão em tramitação na Casa, destacam-se a PEC da Segurança Pública e o projeto que propõe o fim da jornada de trabalho na escala 6x1.
A mudança no comando da bancada governista foi precipitada após Jaques Wagner virar alvo da Operação Compliance Zero, que apura supostas vantagens indevidas envolvendo o ex-sócio do Banco Master, Augusto Ferreira Lima. Apesar de negar veementemente qualquer irregularidade e declarar que está "absolutamente tranquilo" quanto à sua inocência, Wagner acabou cedendo à pressão de aliados para evitar o desgaste político da gestão federal.
A nomeação de Teresa Leitão busca estabilizar a base aliada e garantir a continuidade da agenda legislativa sem sobressaltos.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera