07/10/2025 às 06:50
O Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF) deflagrou, nesta terça-feira (07), a Operação Baronato, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes milionárias envolvendo o não pagamento de ICMS na Paraíba. O esquema teria causado um prejuízo estimado em mais de R$ 110 milhões aos cofres públicos estaduais.
A operação cumpre 10 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens dos investigados. As ações ocorrem em João Pessoa, Campina Grande e também nos estados do Paraná, Bahia e São Paulo.
De acordo com as investigações, o grupo simulava operações interestaduais para evitar o pagamento do imposto, utilizando empresas de fachada e transferências fictícias de mercadorias. As notas fiscais eram manipuladas para dar aparência de legalidade às transações, embora as cargas fossem entregues diretamente a compradores na Paraíba, sem recolhimento de ICMS.
Em uma segunda fase, os suspeitos passaram a realizar transferências irregulares de créditos fiscais, ampliando o esquema e ocultando o patrimônio obtido de forma ilícita. As empresas usadas para o crime eram registradas em nome de laranjas, dificultando a identificação dos verdadeiros responsáveis.
A operação é coordenada pelo Ministério Público da Paraíba, com apoio das polícias Civil e Militar, Secretaria da Fazenda e Receita Estadual.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera