Sousa/PB -
Serviço Virtual

Ocorrências simples podem ser registradas na Delegacia On-line da Polícia Civil

Desde março deste ano, quando a pandemia causada pelo coronavírus afetou a Paraíba, a Polícia Civil vem ampliando os serviços da Delegacia On-line e atendendo a um número maior de cidadãos.

Da Redação Repórter PB

07/08/2020 às 16:47

Tamanho da fonte

Extravio de documentos e objetos, acidentes de trânsito sem vítimas, furtos simples e desaparecimento ou localização de pessoas são algumas das ocorrências consideradas simples e não urgentes que a população pode registrar em boletins sem precisar se deslocar até uma delegacia de polícia. Disponível na internet, no endereço eletrônico www.delegaciaonline.pb.gov.br, a Delegacia On-line da Polícia Civil do Estado funciona durante as 24 horas diárias e evita que o cidadão se exponha ao novo Coronavírus (Covid-19).

Desde março deste ano, quando a pandemia causada pelo coronavírus afetou a Paraíba, a Polícia Civil vem ampliando os serviços da Delegacia On-line e atendendo a um número maior de cidadãos. Em março, foram 4.265 atendimentos. Em abril, 7.723 registros, sendo seguidos por maio (9.252), junho (13.175) e julho (13.797).

A maioria destas comunicações foi relativa a ocorrências sem violência ou consideradas atípicas (sem crime). Em julho, por exemplo, do total das comunicações, 3.520 foram sobre extravios de documentos e objetos, 845 furtos simples, 751 acidentes de trânsito e 212 bloqueios administrativos.

Ao fazer o registro na Delegacia On-line, o Boletim de Ocorrência é validado por uma equipe de policiais civis e a certidão é enviada para o e-mail informado pelo solicitante. Se o fato narrado precisar ser investigado, o caso é encaminhado para uma delegacia que fará a instauração do inquérito policial.

No entanto, apenas podem ser registrados de forma on-line os casos considerados mais simples, que não sejam urgentes, graves ou que necessitem de rápida intervenção da polícia. Nas situações mais complexas e que envolvam crimes graves, o atendimento continua sendo feito por equipes que estão trabalhando nas delegacias físicas.

A Delegacia On-line faz parte das ações de prevenção da Polícia Civil ao novo Coronavírus. A ferramenta foi criada por meio de uma parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds) e Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), responsável pela manutenção da solução tecnológica.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.