
18/02/2026 às 16:30
A Paraíba aparece entre os 50 Lugares para Viajar no Brasil em 2026, segundo o IVT 2026, Índice de Visibilidade Turística elaborado pelo Brasil Em Mapas.
O levantamento ranqueou os destinos mais promissores do país a partir de uma metodologia que combina dados nacionais e internacionais, tendências de mídia, conectividade e fluxo turístico.
O estudo mostra uma mudança no comportamento do viajante. Enquanto grandes metrópoles seguem como portas de entrada, destinos naturais e culturais ganham protagonismo como experiências centrais da viagem. É nesse cenário que a Paraíba se consolida como polo nacional em ascensão.
O IVT mede a relevância turística com base em quatro dimensões: Demanda Turística, Conectividade e Acesso, Visibilidade Internacional e Relevância Turística Qualificada. Entre as fontes consideradas estão plataformas como Booking.com, TripAdvisor e Airbnb, além de dados da Anac e da Infraero e rankings internacionais como The New York Times, Lonely Planet, entre outros.
“O reconhecimento pelo IVT dialoga com a estratégia de posicionar o estado não apenas como extensão de grandes hubs, mas como destino principal de viagem. A diversidade de produtos, que vai do Litoral ao Sertão, contribui para aumentar a centralidade temática e fortalecer a imagem da Paraíba em rankings e plataformas globais”, ressalta Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).
Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, estar entre os 50 lugares para viajar em 2026 mostra que a Paraíba está no radar do Brasil e do mundo. “É um reconhecimento que fortalece toda a cadeia produtiva do turismo”, ressaltou.
O IVT 2026 foi construído com base em dados de organismos como Organização Mundial do Turismo, World Travel & Tourism Council, Ministério do Turismo e Embratur. Com a inclusão no ranking, a Paraíba amplia sua projeção e se consolida como um dos destinos brasileiros a serem observados nos próximos anos.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera