22/10/2025 às 10:08
A Paraíba está entre os estados brasileiros com maior percentual de donos de pequenos negócios com o perfil de escolaridade de ensino superior incompleto ou mais. O número corresponde a 58,7% dos empreendedores e consta no estudo “Empreendedorismo por Faixa de Renda Domiciliar per Capita - Sob a Ótica da PNAD Contínua Anual”, divulgado pelo Sebrae.
Conforme os dados, apenas o Rio de Janeiro (62,8%) e o Distrito Federal (61,2%) aparecem à frente da Paraíba no contexto da escolaridade de ensino superior incompleto ou mais. O estudo considera, neste caso, a realidade de pessoas que iniciaram uma formação de nível superior e não concluíram, ou que ainda estão cursando. Quanto à média nacional, o percentual identificado é de 53,5%.
Entre os empreendedores paraibanos, o levantamento destaca ainda que 29% possuem ensino médio completo e outros 12,4% contam com o ensino médio incompleto. O recorte temporal deste estudo tem como referência o período de 2012 a 2024, a partir de dados analisados da PNAD Contínua Anual 1ª visita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, os dados indicados pelo estudo demonstram uma realidade onde o conhecimento é importante para que os empreendedores cresçam em suas ações, assim como possam pensar novas soluções e estratégias dentro do ambiente de negócios. “Podemos afirmar que existe realmente uma necessidade de qualificação constante e o mercado exige essa condição cada vez mais para que os empreendedores estejam preparados para os desafios. O Sebrae contribui com esse processo de formação de líderes e quando existe esse conhecimento acadêmico os resultados podem ser ainda melhores”, explica.
Faixa salarial
O reflexo da escolaridade também é observado na pesquisa quanto ao impacto da faixa de renda salarial. Isto é, quanto maior é o nível de formação escolar, maior é o rendimento alcançado no ambiente econômico. Neste contexto, os donos de negócios na Paraíba se destacam com o rendimento acima de dois salários mínimos.
Considerando o recorte da realidade nacional, o estudo conclui que os empreendedores com renda domiciliar per capita (RDPC) até meio salário são majoritariamente identificados pela formação do ensino fundamental incompleto, enquanto na faixa entre meio salário e dois salários se concentram àqueles com ensino médio completo. Acima de dois salários, estão os donos de negócios com ensino superior incompleto ou mais.
Fonte: sebrae
Para ler no celular, basta apontar a câmera