Sousa/PB -
Edição

Paraíba sedia etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, em 2026

A edição contou com a participação de mais de 3 mil competidores, incluindo equipes paraibanas de estudantes do programa Limite do Visível.

Da Redação Repórter PB

20/10/2025 às 10:30

Ads 970x250
Imagem Olimpíada Brasileira de Robótica

Olimpíada Brasileira de Robótica ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Paraíba vai sediar a próxima etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em 2026, com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties). O estado foi anunciado durante o encerramento da edição do evento deste ano, em Vitória (ES), nos últimos dias 13 a 19 de outubro. A edição contou com a participação de mais de 3 mil competidores, incluindo equipes paraibanas de estudantes do programa Limite do Visível.

“Estamos muito felizes pela escolha da Paraíba como próxima sede da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. É um reconhecimento do trabalho feito no nosso estado para fortalecer a educação científica e tecnológica, aproximando nossos jovens da pesquisa e da inovação. Em 2026, queremos realizar, em João Pessoa, a melhor edição já promovida da OBR, valorizando nossos talentos e mostrando para o Brasil o quanto a Paraíba é um polo de criatividade, ciência e tecnologia”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado.

Já o coordenador e representante estadual da OBR pela Secties, Fagner Ribeiro, ressaltou o significado da conquista para o avanço da robótica na Paraíba. “É uma conquista que simboliza o amadurecimento da robótica na Paraíba. Ao longo dos anos, conseguimos consolidar uma rede de estudantes e professores que se destacam em todo o Brasil, e agora teremos a honra de receber esse grande evento em nosso estado. Vamos fazer uma edição que valorize ainda mais o potencial dos nossos jovens e incentive novas escolas a participarem”, comentou.

Durante a edição deste ano, a equipe paraibana de estudantes do ensino superior, contou com 12 estudantes e dois professores do programa Limite do Visível, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Eles participaram de duas frentes principais: a Competição Brasileira de Robótica (CBR), na categoria Challenge, e a Mostra Nacional de Robótica (MNR).

Na Mostra, os projetos apresentados pelos estudantes paraibanos receberam menções honrosas pela relevância educacional e pela aplicação social das propostas. Um dos projetos premiados desenvolveu iniciativas voltadas à inclusão tecnológica e ensino de robótica na educação básica, com foco em escolas públicas, reforçando o compromisso do grupo com o impacto social da ciência. Já o segundo, é um robô programado e montado integrando sensores e uma bomba d’água para simular o combate a incêndios. O robô funciona de forma totalmente autônoma, se desloca pelo ambiente utilizando três sensores frontais que detectam a presença de fogo.

Maria Luiza Camilo, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Limite do Visível, é integrante da equipe que realizou o projeto para combater incêndios. Ela contou sobre a emoção de ser reconhecida pelo trabalho de meses. “Foi incrível receber essa Menção Honrosa, porque a gente trabalhou muito para estar aqui. Foram meses de preparação para essa apresentação e para o desenvolvimento do robô. Estou muito feliz e só posso agradecer ao Governo da Paraíba e ao projeto Limite do Visível, que possibilitaram essa oportunidade para a gente mostrar nosso trabalho”, contou a estudante.

Já na categoria Challenge, da CBR, a equipe competiu com um robô coletor de resíduos, projetado para identificar e separar diferentes tipos de lixo dentro de uma arena.

Para o professor Heronides Laurentino, do curso de ADS do Limite do Visível, a experiência na competição reforça a importância do aprendizado prático. “Toda experiência que a gente tem, em qualquer competição que participamos, é muito gratificante. Este ano, não foi diferente: fomos bem representados com conquistas importantes. Ver essa evolução dos nossos alunos ao longo dos anos é motivo de muito orgulho. Eles estão trilhando um caminho de sucesso, aplicando em sala de aula o que vivenciam aqui. A robótica é um espaço que permite transformar toda essa teoria em prática”, destacou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.