15/10/2025 às 07:00
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) ampliou consultas médicas para as pacientes e disponibilizou o serviço para as colaboradoras, dentro das atividades da campanha Outubro Rosa, pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A unidade hospitalar, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e integrante da rede estadual, também oferta a realização de exames de imagem e laboratoriais para o aumento do cuidado à saúde, além de palestras educativas, rodas de conversas e atividades de autocuidado.
O diretor-hospitalar Cícero Ludgero, que é médico oncologista, destaca que o cuidado com a saúde é permanente, considerando que o hospital é referência nas cirurgias do Programa Paraíba Contra o Câncer. Contudo, o mês de outubro marca o cuidado com a saúde da mulher, com foco na prevenção e na conscientização.
“Quando falamos sobre o câncer de mama e do colo do útero, estamos falando de vidas, de histórias e de famílias. Por isso, cada ação da campanha tem um significado enorme, seja uma palestra, um exame preventivo ou uma simples conversa que desperta o autocuidado. Nosso compromisso é reforçar que a prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas. Queremos que cada mulher se sinta acolhida, informada e segura para cuidar de si”, pontuou o gestor.
A coordenadora do Ambulatório de Especialidades, Bruna Campos, explicou que as consultas de ginecologia e mastologia foram ampliadas para receber mais pacientes da Central Estadual de Regulação. “As ações preventivas foram estendidas às nossas colaboradoras, que também podem fazer os exames de ultrassom mamária, transvaginal e laboratoriais de rotina na própria unidade hospitalar, e a mamografia no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer”, afirmou.
O médico ginecologista Romeu Menezes apontou a importância das medidas de autocuidado com a saúde, independentemente da faixa etária da mulher. “É importante promovermos a campanha para que a informação chegue para todas as mulheres. Aqui atendemos vários perfis de pacientes. Há aquelas que fazem as consultas e exames de rotina anualmente, e há outras que passam anos sem procurar os serviços de saúde. Se o público-alvo era de 50 anos acima, devemos baixar essa faixa para os 40 anos. Eu indico às minhas pacientes a realização de ultrassom mamária a partir dos 30 anos, considerando a incidência de casos de câncer em mulheres cada vez mais jovens”, ponderou ele.
A paciente Ananda Ellen, de 20 anos, foi enviada para consulta via Central Estadual de Regulação, em decorrência de um sinal de alerta que ela percebeu em seu próprio corpo. “É muito importante a gente estar sempre se cuidando, independentemente da idade. Por conta disto, eu estou confiante que vai dar tudo certo”, afirmou.
A colaboradora Cosma de Oliveira aproveitou a campanha para retomar os cuidados com a saúde. Entre o trabalho e as atividades de mãe e esposa, ela vai deixando para depois o autocuidado. “Faz quatro anos desde a última consulta com um ginecologista. Eu não sentia nada de errado, mas o médico me conscientizou a cuidar mais de mim. Por isso que eu achei muito importante o hospital ter esse cuidado com as colaboradoras, porque a gente tem o acesso, sem precisar se ausentar das atividades”, comentou.
A campanha Outubro Rosa segue até o final do mês. No próximo dia 22, será promovido um Dia de Autocuidado com atividades laborais, relaxantes e educativas para as profissionais da unidade hospitalar.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera