06/10/2025 às 12:10
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, registrou 804 atendimentos no fim de semana. Nesse período, a unidade de saúde disponibilizou 48 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, com 22 de emergência e 26 eletivas.
Desse total, 244 foram considerados casos graves ou gravíssimos. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h da sexta-feira (3) até as 23h59 desse domingo (5).
Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência com 141 casos, seguidos por acidentes de moto (83). Outros atendimentos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (70), trauma (44), acidente de bicicleta (três), acidente de automóvel (três), agressão física (18), queimadura (oito), arma de fogo (seis), atropelamento (oito), arma branca (dois) e um choque. Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (24) e Acidente Vascular (19).
A faixa etária dos 19 aos 59 anos foi responsável pela maioria das entradas na instituição com 445 pacientes, seguida por pessoas com mais de 60 anos (178), crianças de 0 a 12 anos (137) e de 13 a 18 com 44 casos.
O bairro de Mangabeira lidera os atendimentos com 40 entradas, seguido por Valentina (31), Pedro Gondim (29), Mandacaru (26) e Cristo (21). Já em relação aos municípios, Santa Rita lidera com 39 casos. Na sequência, estão Bayeux (32), Cabedelo (29), Conde (17) e Guarabira (12).
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera