Sousa/PB -
Projeto

ALPB lança campanha Outubro Rosa e firma parceria com Associação Mulheres do Peito

O objetivo da parceria com o Poder Legislativo é ampliar as ações da Associação que atua majoritariamente em Campina Grande e começa a entrar em João Pessoa.

Da Redação Repórter PB

07/10/2019 às 10:51

Imagem ALPB

ALPB ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) abraçou mais uma vez a "Campanha Outubro Rosa" e firmou uma parceria com o projeto "Mulheres do Peito", que ajuda vítimas do câncer de mama. A instituição, com sede em Campina Grande, é responsável pela criação da boneca Maria, cuja renda da venda auxilia na realização de exames de mamografia e biopsias que ajudam no diagnostico precoce da doença. A boneca e demais produtos com a personagem Maria, serão vendidos na sede do Legislativo a partir desta quarta-feira (9), quando uma sessão especial marca o lançamento do Outubro Rosa no âmbito do Legislativo Paraibano. Os produtos estarão expostos no Salão Nobre da ALPB até a sexta-feira (11).

O objetivo da parceria com o Poder Legislativo é ampliar as ações da Associação que atua majoritariamente em Campina Grande e começa a entrar em João Pessoa. A Mulheres de Peito ajuda mulheres com suspeita de câncer de mama, em busca do diagnóstico precoce, orientando no atendimento, exames e tratamento necessários para o diagnóstico. A intenção é também diminuir o elevado índice de mortalidade de mulheres com a doença.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, destacou a importância de apoiar o projeto Mulheres do Peito e ressaltou que o Legislativo todos os anos prepara uma programação voltada para o Outubro Rosa. "A necessidade de prevenir favorece e diminui a taxa de mortalidade, que ainda é muito alta em todo país. Ao longo dos anos, temos nos dedicado para que cada vez mais pessoas tenham consciência para realizar exames o quanto antes e evitar que o tratamento seja mais doloroso. O apoio desse projeto tão importante só vem a acrescentar o nosso desejo de oferecer melhores condições para o nosso povo", disse o presidente.

A responsável pelo projeto Mulheres de Peito é a mastologista Cristiane Araújo. A médica agradeceu a iniciativa da ALPB e afirmou esperar que a ação possa ajudar as pessoas mais carentes a terem direito à prevenção. O projeto conta com um grupo de médicos que decidiram doar biópsia e mamografia para mulheres carentes da Paraíba. "O rastreamento precoce é ação fundamental para garantir tratamento às mulheres vítimas da neoplasia, que mais afeta a população feminina no Brasil. O número de óbitos é alto ainda em decorrência de vários fatores, sendo o principal deles o diagnóstico tardio, por falta de acesso aos exames e informação", comentou.

Outras ações - Assim como é realizado todos os anos, o Legislativo Estadual também vai promover debates e palestras sobre a campanha. O portal da Assembleia também está abraçando a "Campanha Outubro Rosa" e aderiu a cor rosa, com o objetivo de apoiar as iniciativas para a conscientização da prevenção do câncer.

A ALPB tem leis que proporcionam ampla divulgação sobre direitos do cidadão, que trata da efetivação de ações de saúde que assegurem prevenção, detecção e tratamento. A deputada Cida Ramos, que protocolou o projeto de Lei 1.947/2019, instituindo a data 27 de novembro como o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama, relembrou que a doença vem sendo compreendida como um relevante problema de saúde pública.

“Essa questão merece atenção do poder público, seja federal, estadual ou municipal. Os dados são claros e demonstram que no Brasil as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 novos casos, o que representa 29,5% desse tipo de neoplasia. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. As estatísticas mostram que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos de idade.”, destacou a parlamentar.

Segundo uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final de 2019, serão diagnosticados 880 novos casos de câncer de mama no estado da Paraíba. Um estudo da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), mostrou que o sedentarismo, o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas são fatores que aumentam o risco de contrair o câncer de mama. Apenas 10% são causas hereditárias.

Entenda – O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e é celebrado no Brasil há cinco anos. Cerca de 50 mil mulheres por ano são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. A cada ano várias cidades do país colorem de rosa alguns de seus principais monumentos, como por exemplo, a catedral e o Congresso Nacional em Brasília, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Viaduto do Chá em São Paulo para incentivar as atividades da campanha.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.