
08/09/2026 às 14:30
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) obteve maioria nesta terça-feira (8) para chancelar o afastamento cautelar do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, e do diretor de Inteligência Policial da corporação, Leandro Almada.
A liminar foi concedida pelo ministro André Mendonça, mas a conclusão formal do julgamento acabou suspensa após um pedido de vista formulado pelo ministro Gilmar Mendes.
Apesar da interrupção, a decisão cautelar de Mendonça permanece válida. Os ministros Luiz Fux e Nunes Marques adiantaram seus votos para acompanhar o relator, consolidando o placar favorável ao afastamento por três votos a zero no colegiado de cinco integrantes.
Mendonça ordenou o afastamento após apontar a produção e o vazamento ilícitos de relatórios de inteligência sem validade jurídica, que teriam sido utilizados para monitorar suas atividades como relator dos inquéritos referentes às fraudes do Banco Master e do INSS, além de acompanhar ações do advogado-geral da União, Jorge Messias.
O episódio reacendeu os desentendimentos no Supremo depois que o ministro Alexandre de Moraes utilizou um desses relatórios para acusar Mendonça de abuso de autoridade — fato que ocorreu após a divulgação de mensagens que ligavam Moraes ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera