24/07/2025 às 20:15
Foi aberta na manhã desta quinta-feira (24), em João Pessoa, a mais nova exposição do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa. "Encantos das Sereias" traz, em suas mais de 40 obras, entre esculturas e telas de artesãos paraibanos e convidados, o universo mítico e lendário desses seres que personificam as belezas e os perigos do mar. A exposição, cuja abertura foi prestigiada pela primeira-dama Ana Maria Lins, é mais uma iniciativa do Governo da Paraíba para divulgar a criatividade e as potencialidades dos artesãos paraibanos.
A Sala Mestra Zefinha de Pitimbu, município do Litoral Sul, vai abrigar a exposição até o dia 26 de outubro, sendo uma grande oportunidade de imersão na cultura popular e no que há de melhor do artesanato paraibano durante as férias escolares — o horário de funcionamento é das 9h às 16h30, de terça a domingo, com entrada gratuita.
Na solenidade de abertura da exposição, Ana Maria Lins, que também é presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), convidou a população a prestigiar "Encantos das Sereias" e destacou a importância da iniciativa para o artesanato. "A exposição traz, a partir de hoje, obras belíssimas de grandes artistas da terra e também de convidados. Uma grande oportunidade para trazer as crianças durante as férias e mostrar a elas o quanto é importante valorizar a nossa cultura, a criatividade do nosso povo. É mais uma iniciativa do Governo para divulgar e valorizar o artesanato paraibano, que é cultura e também geração de renda para muitas famílias, como sempre lembra o governador João Azevêdo", disse.
Nomes como Geo Oliveira, também responsável pela curadoria, Dadá Venceslau, Luzia Princesinha, Jonas Nogueira e Maria José Rodrigues retratam a lenda das Sereias em diferentes materiais: cerâmica, metal, papel e tecido, concretizando, com o auxílio precioso e indispensável da arte, as histórias contadas ao longo de gerações no litoral paraibano, abençoado por praias como Cabo Branco, Tambaba e Coqueirinho — sem esquecer rios como Paraíba e Gramame.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também destacou a importância da exposição. "Ao oferecer à população essa grande oportunidade de lazer, o Programa do Artesanato Paraibano cumpre o seu papel social. Mas também essa exposição é divulgação de todo o talento que tem o nosso artesanato, que tem conquistado o mundo, sendo reconhecido como de Excelência pela Unesco ou presente em grandes museus do Brasil. Isso é uma prova de que nossa gestão está no caminho certo", acrescentou.
O diretor do Museu, Fábio Morais, frisou que a exposição deixa o equipamento ainda mais atrativo. "A abertura dessa exposição é muito gratificante, porque abre a oportunidade de 'oxigenar' o Museu com um acervo bastante rico, que traz novidade e que se soma ao nosso rico acervo fixo. Essas exposições permitem que o visitante possa voltar e encontrar coisas novas. E "Encantos das Sereias" tem predominantemente telas de diversos artistas, em que as pessoas terão a oportunidade de mergulhar nesse universo mítico", comentou.
Com o título "Inaê — a Sereia encantada", a obra do artista Dadá Venceslau traz para o espectador todo o lado sensual desses seres imaginários. "A obra é feita de papel e papelão, usando a técnica da papietagem, e descreve a Sereia deitada no lago segurando o arpão, sensualizando para a lua cheia com seus adereços e enfeites, colares e pulseiras, esperando seu amor, com os olhos brilhando de paixão. Inaê vai encantar a todos que olharem para ela", descreveu.
Participante ativo de feiras, inclusive no Salão do Artesanato Paraibano, João de Deus recebeu o convite para participar da exposição como mais uma oportunidade de expor o seu trabalho. "Recebi esse convite com muito orgulho, pois sei que essa exposição no Museu do Artesanato Paraibano vai dar a gente ainda mais visibilidade. E divulgação nunca é demais para quem vive da arte", comemorou.
Serviço
"Encantos das Sereias"
Onde: Museu do Artesanato Paraibano, Praça da Independência, 56, Centro da Capital
Visitação: 9h às 16h30 (3ª a domingo)
Período: 24/7/25 a 26/10/25
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera