Evento

Tenda da Música é a grande novidade do “Natal na Usina” que começa nesta sexta (06)

Espaço ao ar livre foi repaginado para receber os principais shows do evento, começando pela cantora paraibana Cátia de França.

Em sua 6ª edição, o “Natal na Usina”, que será realizado de 6 a 29 de dezembro na Usina Energisa, traz uma grande novidade neste ano: a Tenda da Música - um espaço ao ar livre, exclusivo e completamente repaginado. Para se apresentar na Tenda, foram selecionados grandes nomes da cena musical paraibana. A artista Cátia de França fará a abertura do evento, a partir das 20h. Já no sábado, 7, a animação ficará por conta de Seu Pereira e Coletivo 401.

Na noite da estreia, a cantora e compositora Cátia de França, natural de João Pessoa, vai fazer um show em comemoração aos 40 anos do lançamento do seu primeiro LP, o “20 palavras ao Redor do Sol”. Junto com outros cantores nordestinos, Cátia ganhou projeção no cenário musical na década de 1970. Ela se destaca desse grupo como a única mulher que compõe, toca e interpreta suas próprias canções. Aos 72 anos, a cantora segue se apresentando pelo Brasil resistindo aos apelos comerciais e priorizando a arte.

O disco “20 palavras ao Redor do Sol” foi baseado em poemas do escritor João Cabral de Melo Neto e contou com a participação dos artistas Sivuca, Dominguinhos, Lulu Santos, Sérgio Boré, Chico Batera e Bezerra da Silva. Foi neste trabalho que surgiram as canções “O Bonde”, “Itabaiana”, “Kukukaya (Jogo da Asa da Bruxa)” e a canção homônima ao álbum, que estão garantidas em sua apresentação.

A abertura da 6ª edição do “Natal na Usina” também terá a apresentação do grupo de percussão feminino As Calungas, às 18h. Criado em 2012 por mulheres que se identificam com a cultura popular e seus folguedos, e levantam a bandeira da preservação das tradições culturais, o grupo vai se apresentar às 18h, durante o acendimento das luzes da decoração de Natal da Usina Energisa.

Ainda na primeira noite do evento, os Mulatos fazem show no Café da Usina, às 19h. O grupo tem um repertório que vai de samba raiz, chorinhos e clássicos da MPB até composições autorais. Já na Sala Vladimir Carvalho, a animação ficará por conta da banda Funkeria, a partir das 22h. A big band promete uma apresentação contagiante com muito Pop, Soul e Black Music.

Programação do sábado

No segundo dia do “Natal na Usina”, 07, a Tenda da Música vai receber Seu Pereira e Coletivo 401. Na estrada desde 2009, com um repertório autoral baseado especialmente na poesia do cotidiano, o grupo usa a internet como sua principal ferramenta de divulgação.

Com forte presença de palco e um público que canta junto as canções, eles vão tocar os sucessos do álbum “Eu Não Sou Boa Influência para Você”. A banda tem o reconhecimento do público pessoense e dos principais informativos de cultura especializada do país. A apresentação começa às 20h.

E além de Seu Pereira e Coletivo 401, no sábado, também vai rolar a banda Flores Baldias, que tem o trabalho marcado por fortes influências regionais em diálogo com outras manifestações musicais. De xote ao groove, baião ao flamenco e coco de roda ao rock’n roll, a banda se apresentará na Sala Vladimir Carvalho, às 22h. E, na mesma noite, o Café da Usina vai abrir espaço para os músicos Tony Leon, Kennedy Costa e Alex Madureira mostrarem o trabalho do grupo Tins, Tons e Tais, que passeia pelo circuito underground.

O “Natal na Usina” é realizado pela Energisa Paraíba em parceria com o Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no hotsite https://natalnausina.com.br/.

Repórter PB

Destaques