João Pessoa

Etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares realiza premiação

Já categoria na de 15 a 17 anos, o primeiro lugar foi o Colégio Alfredo Dantas, de Campina Grande e QI, de João Pessoa, no masculino e feminino, respectivamente.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), realizou, nesta terça-feira (13), a premiação dos primeiros ganhadores da etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2019. No futsal categoria 12 a 14 anos, os campeões foram: o Colégio IE, de João Pessoa, no masculino; e o Monsenhor Stanislaw, do município de Olivedos, pelo feminino. Já categoria na de 15 a 17 anos, o primeiro lugar foi o Colégio Alfredo Dantas, de Campina Grande e QI, de João Pessoa, no masculino e feminino, respectivamente.

O dia de terça-feira também foi de disputas no judô, luta olímpica, ginástica rítmica e atletismo e as competições voltam nesta quinta-feira (15), a partir das 17h, quando terá início as disputas do handebol, nos ginásios da Vila Olímpica Parahyba e na Funad. Pela programação, na sexta-feira (16), a partir das 8h, será a vez do atletismo paraescolar, na pista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do vôlei de praia, no Centro de Treinamento Cangaço, na praia do Cabo Branco. Na Vila Olímpica, haverá o xadrez e ainda o tênis de mesa.

“Tudo está transcorrendo na sua devida normalidade e o importante é ver a satisfação desses jovens e adolescentes de vários recantos da Paraíba na faixa etária de 12 a 17 anos satisfeitos, pois toda a estrutura foi dada pelo Governo do Estado, inclusive nos moldes das competições a nível nacional, onde a Vila Olímpica Parahyba tornou-se o centro das atenções. Nada está deixando de faltar aos participantes, que estão tendo hospedagem, transporte e alimentação, incluindo o café da manhã, almoço e jantar”, disse o secretário da Sejel, Hervázio Bezerra.

De acordo com a equipe técnica dos Jogos, no domingo (18), às 17h, iniciará o basquete, no ginásio da Associação Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF); e no mesmo horário, o voleibol, no ginásio da UFPB. Na segunda-feira (19), último dia de disputa, às 8h, está programado o badminton, na Escola Olivina Olívia; e a bocha paraolímpica, na Funad. Ainda pela manhã, na PB-008, próximo ao Centro de Convenções de João Pessoa, será a vez do ciclismo e, às 17h30, no parque aquático da Vila Olímpica, as competições de natação, tanto no escolar quanto no paraescolar.

A etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares é classificatória para a etapa Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerão de 20 a 24 de setembro e os melhores colocados garantem vaga para a etapa nacional, que será em Blumenau-SC, no período de 16 a 30 de novembro. Já os melhores dos paraescolares, representarão a Paraíba nas Paralimpíadas Escolares, no mês de novembro, em São Paulo.

Os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Sejel, e nesta etapa estadual conta com 1200 participantes. “Neste ano, já foram realizadas as 14 etapas regionais e agora está sendo justamente a que reúne os melhores”, afirmou o professor José Hugo, coordenador geral do evento.

Repórter PB

Destaques