Anúncio

São João de Campina Grande é cancelado por conta do coronavírus; saiba mais

Anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (31), pelo prefeito Romero Rodrigues, em transmissão nas redes sociais.

A edição de 2020 do São João de Campina Grande está oficialmente cancelada. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (31), pelo prefeito Romero Rodrigues, em transmissão nas redes sociais. O cancelamento da festa ocorre como medida de prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Romero Rodrigues disse que a curva de incidência de transmissão do vírus em Campina Grande está caindo, mas que não há segurança sanitária para realizar a festa.

“Estamos falando de um evento de grandeza nacional e até mesmo internacional. O Maior São João do Mundo não é uma marca só da cidade, nem só da Paraíba. Seguindo exemplo de outros grandes eventos, como festas de réveillon, anunciamos, com tristeza, que não temos condições de realizar o São João de Campina Grande neste ano”, disse o prefeito.

Inicialmente, o São João de Campina Grande aconteceria de 5 de junho a 5 de julho. Foram confirmadas atrações de peso, como Elba Ramalho, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Felipe Araújo e Calcinha Preta. Em março, quando surgiram os primeiros casos de coronavírus no Brasil, a festa foi adiada. O novo calendário previa que o ‘Maior São João do Mundo’ ocorresse de 9 de outubro a 8 de novembro.

Em junho, o São João de Campina Grande acabou ganhando uma versão digital. Shows de Elba Ramalho, Cavalo de Pau e Cavaleiros do Forró, entre outros, foram transmitidos pela internet. O evento online arrecadou recursos para instituições filantrópicas de Campina Grande e pessoas cujas fonte de renda dependiam do São João.

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba contabiliza 81.108 de Covid-19 e 1.785 mortes em decorrência da doença. Em Campina Grande, o número de infectados passa de 10 mil. Dos 223 municípios da Paraíba, 221 já registram casos de coronavírus.

Flexibilização

Além do cancelamento do São João, Romero Rodrigues anunciou mais uma flexibilização para o setor de alimentação. Restaurantes terão permissão para funcionar até a meia-noite. Seguem sem alteração as regras sobre capacidade máxima de ocupação (até 50% do total) e distanciamento de mesas.

De acordo com avaliação da prefeitura, as medidas de retomada de atividades econômicas já feitas em Campina Grande não tiveram impacto negativo nos índices de disseminação do coronavírus. Romero Rodrigues atribuiu isto aos trabalhos de fiscalização e à postura dos estabelecimentos, que têm respeitado as regras de segurança decretadas pelo governo municipal.

“Apesar da redução na incidência do coronavírus, continuamos recomendando: se você é do grupo de risco, não saia de casa. Se você não é do grupo de risco e precisa sair de casa, use máscaras. Proteja a você e a sua família. Não podemos esquecer que essa é uma doença que pode ser fatal”, reforçou Romero.

Com Portal Correio

Repórter PB

Destaques