Sousa/PB -
livro

Lançamento do Livro “Nordeste – O Mito do Fracasso”

Professor lança livro onde contesta discriminação ao nordestino

Da Redação Repórter PB

23/09/2019 às 12:59

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O professor paraibano Ésio Barros lança na próxima sexta-feira, dia 27, às 19h, na Fundação Casa de José Américo, em Cabo Branco, na Capital, o livro “Nordeste – O Mito do Fracasso”. Uma obra de 191 páginas onde contesta a visão adotada pela elite burguesa nacional, principalmente do sul do país de que a região é pobre e miserável. “O fracasso do Nordeste representa o fracasso de um país inteiro, pois enquanto a região Nordeste não puder cumprir a sua função econômica, estaremos fadados a carregá-lo nas costas como um peso, um doente, sem perspectivas, representando uma eterna despesa para o resto da nação”, disse o autor.


“Nordeste – O Mito do Fracasso” passou quase três anos para ser escrito por Ésio Barros, que é licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraiba, tem graduação em Direito (Unipê) e especialista em gestão territorial pela UFPB, em Direito Ambiental pela Faculdade Integrada de Patos (FIP) e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC) no Paraguai.

No livro, o autor traça a questão econômica, social, política, racial, dentre outros da população nordestina. “A retomada do desenvolvimento da economia brasileira precisa urgentemente de estratégias, de um consistente projeto, que durante décadas acabou não existindo pela falta de uma efetiva vontade política de construí-lo. Uma alternativa muito viável seria tornar a região Nordeste a protagonista do projeto de retomada do desenvolvimento do país, considerando que a região geoeconômica da Amazônia é um patrimônio natural da humanidade com carências infraestruturais gigantescas e o centro - sul está impossibilitado de receber novos investimentos pela concentração populacional e produtiva já existentes!, garante ele.

O livro “Nordeste – O Mito do Fracasso” ressalta também a questão turística da região. “Aproveitar o potencial turístico, mineralógico, bioenergético e agro-ecológico da região seria o início de um novo momento econômico, uma feliz perspectiva de seguir um bom exemplo, o da Califórnia americana, sem querer exagerar na comparação”, observa ele.

Este é o quinto livro lançado pelo professor Ésio Barros, que também já publicou “Elementos Básicos da Geoeconomia Global”, “Geoeconomia Contemporânea”, “A Geoeconomia dos Novos Mercados” e “515 Anos do Brasil, a saga geoeconômica”.


Por Marcos Lima

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.