Evento

Escola Especial de Música Juarez Johnson comemora 10 anos e realiza concerto inclusivo

O palco do encontro é a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, e o acesso é gratuito.

Inaugurada em 25 de setembro de 2009, a Escola Especial de Música Juarez Johnson comemora 10 anos. Pioneira no ensino dessa linguagem artística para crianças e jovens com deficiência, a unidade cultural celebra a data com o I Concerto Didático Inclusivo da Paraíba. O evento ocorre no dia 3 de outubro, às 14h, em parceria com a Orquestra Filarmônica Jovem da UFPB, com participação de alunos da Escola. O palco do encontro é a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, e o acesso é gratuito.

A atividade, inédita no Estado, integra a programação de comemoração de aniversário da escola. Na ocasião serão apresentadas músicas eruditas e populares para alunos de escolas públicas e particulares, usuários de instituições, fundações e casas de apoio à pessoa com deficiência. No hall da sala de concertos será montada uma exposição de quadros produzidos por alunos da associação Amedown, possibilitando um diálogo com as artes visuais que enriquece a ação.

Mais do que a comemoração de uma data, o I Concerto Inclusivo celebra a união entre os alunos da Escola Especial de Música Juarez Johnson e a Orquestra Filarmônica Jovem da Universidade Federal da Paraíba – instituições que, por meio da música, rompem barreiras, promovem cultura, aprendizado e desenvolvimento em uma ação pioneira.

Sobre a EEMJJ - Em uma década de existência, a Escola desenvolve ações junto a crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais. O trabalho busca promover a inclusão social por meio da música, atuando junto ao desenvolvimento integral da pessoa com deficiência. “A música é uma importante ferramenta na promoção de ações inclusivas, possibilitando àqueles que se encontram em situação de exclusão ou vulnerabilidade social o resgate de sua cidadania”, enfatiza o diretor da Escola, Leonnardo Limongi.

A Escola Especial de Música Juarez Johnson é uma unidade cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Desde 2009, promove ações de educação musical voltadas para pessoas com deficiência. Nesses 10 anos, crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais puderam se desenvolver musicalmente através de aulas de instrumentos e turmas de musicalização.

Serviço:
I Concerto Didático Inclusivo
Participação: Escola Especial de Música Juarez Johnson e Orquestra Filarmônica Jovem da UFPB
Data: 03/10, às 14h
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural José Lins do Rego

Repórter PB

Destaques