Sousa/PB -
Brasília

Alexandre de Moraes derruba sigilo sobre decisão que ordenou prisão de Braga Netto

Após a prisão, Braga Netto foi levado ao Comando Militar do Leste, onde ficará sob custódia do Exército

Da Redação Repórter PB

14/12/2024 às 17:19

Imagem Ministro Alexandre de Morais do STF

Ministro Alexandre de Morais do STF ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a prisão do general da reserva Walter Braga Netto na última terça-feira (10), sob a acusação de obstruir as investigações da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado. Além de ordenar a detenção, Moraes determinou neste sábado (14) o levantamento do sigilo da decisão judicial, tornando públicos os detalhes da operação.

De acordo com a decisão de Moraes, a prisão foi necessária devido à gravidade das ações atribuídas ao ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022. O general é investigado por tentar acessar informações sigilosas relacionadas à delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.


Braga Netto estava no Nordeste, em uma viagem a lazer, quando a prisão foi autorizada. Monitorado pela Polícia Federal, o general retornou ao Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (13), onde foi detido em seu apartamento em Copacabana na manhã seguinte. Segundo a PF, a opção por não prendê-lo durante a viagem ao Nordeste foi para evitar riscos de exposição e dificuldades na escolta até o Rio de Janeiro.

Após a prisão, Braga Netto foi levado ao Comando Militar do Leste, onde ficará sob custódia do Exército.

A decisão de retirar o sigilo sobre o caso foi fundamentada por Moraes na conclusão de que as diligências determinadas já haviam sido cumpridas. Segundo o ministro, a publicidade da decisão não compromete mais as investigações. “É certo que, diante do cumprimento, não há necessidade de manutenção da total restrição de publicidade”, afirmou Moraes.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.