
01/06/2026 às 07:25
Os primeiros exames do paciente com suspeita de infecção do vírus ebola no Rio de Janeiro deram negativo, segundo informou o Ministério da Saúde. Outro caso suspeito, em São Paulo, ainda não teve resultado divulgado para ebola, mas já foi diagnosticado com meningite meningocócica.

No Rio de Janeiro, o paciente proveniente de Uganda — que apresentou quadro de calafrios, tosse e diarreia — está internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Exames de saliva e urina deram negativo para ebola, mas positivo para malária. Ainda é esperado resultado do exame de sague.
O paciente chegou ao Brasil em 22 de maio pelo Aeroporto de Guarulhos e se deslocou ao Rio de Janeiro de ônibus. Cinco pessoas que residem com ele estão sendo monitoradas e permanecem sem sintomas.
Em São Paulo, outro paciente com suspeita de ebola foi diagnosticado com meningite meningocócica. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o resultado neste domingo, mas a investigação para o vírus ebola ainda continua.
O homem de 37 anos, natural da República Democrática do Congo, foi internado no sábado com sintomas parecidos com os do ebola. Ele tinha viajado recentemente para o país africano, que vive um surto da doença — considerado de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde.
O paciente apresentava febre intensa. Ele está internado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, seguindo os protocolos de biossegurança do Plano de Contingência Nacional.
Antes de serransferido para o Emílio Ribas, o paciente foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde os exames para malária não foram conclusivos. Ele chegou à UPA em estado grave, com diarreia e desorientação, e precisou ser intubado.
O Ministério da Saúde reforçou que o risco de transmissão da doença no Brasil e na América do Sul é considerado baixo. E que o país possui protocolos para identificação e manejo de casos suspeitos.
O Ministério esclarece que os vírus causadores do ebola não são transmissíveis durante o período de incubação e tampouco são transmitidos por via respiratória.
2:14Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera