
06/02/2026 às 12:58
O Governador de Alagoas, Paulo Dantas, assumiu a Presidência do Consórcio Nordeste para a gestão 2026. Ele sucede o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, que esteve à frente da entidade no ano passado. O Consórcio, criado em 2019, reúne os 9 estados nordestinos visando atuar como um único bloco em áreas como saúde, desenvolvimento, infraestrutura e políticas sociais.

No primeiro encontro sob o comando do governador alagoano, em Maceió, esta semana, os gestores dos nove estados aprovaram a “Carta de Maceió”, com as principais diretrizes de atuação conjunta para o próximo período.
As reuniões das 18 Câmaras temáticas, que reúnem os secretários estaduais por área de atuação e outros órgãos públicos apresentaram algumas ações que serão priorizadas.
A Interiorização do gás natural como fonte de energia na Região foi uma das pautas da primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio.
Os governadores nordestinos também aprovaram um financiamento para promoção da cultura e do turismo no exterior, incluindo a divulgação do São João como atrativo na Argentina e a participação nas ações do Ano Cultural Brasil-China, com destaque para a Marca Nordeste.
Já a Câmara Temática de Agricultura Familiar apresentou a ampliação e fortalecimento de projeto como Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis, o PAS Nordeste, o projeto Dom Hélder Câmara, que promove o desenvolvimento rural sustentável, com foco na inclusão produtiva, no combate à pobreza no campo e no fortalecimento das organizações da agricultura familiar e a internacionalização do comércio dessa produção agrícola.
Os gestores também manifestaram apoio à candidatura do Brasil para receber a COP 18 da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, em 2028. A intenção é que um dos estados da região sedie o evento, e que a Caatinga — único bioma exclusivamente brasileiro — possa estar no centro das discussões de controle da degradação ambiental e combate à seca.
Outra discussão entre os governadores foi o processo em tramitação na Agência Nacional de Energia Elétrica que prevê a redução de tarifas para a região Norte de 20%, enquanto os estados nordestinos terão menos de 5% de redução.
1:47Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera