
29/01/2026 às 11:29
A Polícia Federal já foi acionada e investiga os responsáveis pela divulgação de notícias falsas ligadas ao Bolsa Família nos últimos dias. A informação é do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, que completou: "Não se trata de uma fake news apenas, mas de um crime".

"À medida que já se tem comprovação da prática do crime com divulgação de notícias falsas, de informações falsas que induz as pessoas, inclusive, a uma situação de desespero. Você imagina chegar para a Dona Maria, lá com seus 70 anos: 'Olha, a senhora não tem mais direito não'. Então você pode levar uma mulher dessa a infartar. Estou falando aqui numa linguagem bem simples para entender por que que sim, nós vamos priorizar o combate ao crime", diz.
A informação falsa mais recente divulgada é a de que haveria restrições para saques do Bolsa Família. O ministro deixou bem claro: não houve mudanças nas regras do programa.
"O cartão, ele é um cartão de compras, é um cartão de débito. Você pode ir com ele lá na rede credenciada e comprar, como um cartão, está certo? Garantir ali a condição do pagamento como qualquer brasileiro. Até o valor... se a pessoa recebe, sei lá, R$ 1.050 do Bolsa Família para aquela família, está liberado o valor total. A administração do dinheiro depende de cada pessoa", diz.
E não custa lembrar: o Bolsa Família não pede dados pessoais, senhas ou códigos. Qualquer informação sobre o programa deve ser feita sempre de maneira oficial, por meio de extrato bancário ou dos canais do governo. Outro detalhe: não compartilhe e não responda esse tipo de mensagens duvidosas.
O ministro, que participou nesta quinta-feira do programa Bom Dia, Ministro, da EBC, ainda alertou: existe um telefone que a pessoa pode ligar para denunciar fraudes, tirar dúvidas ou esclarecer como está a situação no Bolsa Família. O número é o 121. Ligação de graça, tanto do fixo quanto do celular. O atendimento eletrônico é 24 horas por dia, já o atendimento humano é de segunda a sexta, das 7h às 19h.
2:37Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera