Sousa/PB -

Extras

Reunião da Celac sobre situação na Venezuela termina sem acordo

Rádio Agência

05/01/2026 às 09:18

Tamanho da Fonte

O governo brasileiro participou neste domingo (05) de uma reunião ministerial com países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para discutir a situação na Venezuela. O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, representou o Brasil. Ao final do encontro, que ocorreu de forma virtual e a portas fechadas, não houve um posicionamento comum do bloco e nenhuma nota foi divulgada.

A Celac possui 33 membros e é o único mecanismo de diálogo que reúne todos os países em desenvolvimento do continente americano. Durante a reunião, o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, disse que os Estados Unidos violaram a zona de paz estabelecida por consenso em 2014 pelos estados latino-americanos e caribenhos. Além disso, o chanceler venezuelano denunciou o que ele chamou de sequestro do presidente constitucional Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores.

Nesta segunda-feira, acontece uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a operação dos Estados Unidos na Venezuela. A reunião do Conselho, que tem a participação de 15 membros, foi solicitada pela Colômbia e apoiada pela Rússia e pela China, que também criticaram a ação militar dos norte-americanos. Entretanto, entre os cinco países do Conselho com poder de veto para bloquear a aprovação de qualquer resolução, estão os Estados Unidos.

1:23

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera