
04/01/2026 às 10:39
O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela decidiu que a vice-presidente, Delcy Rodríguez, deve assumir a presidência interina do país, após os Estados Unidos terem capturado Nicolás Maduro e da mulher dele, Cilia Flores. Horas após o ataque em Caracas, o governo norte-americano anunciou que vai governar o país sul-americano até que seja concluída uma transição de poder.

O Tribunal venezuelano justificou a nomeação de Delcy Rodríguez, no lugar de Maduro, por causa da situação "excepcional, atípica e um caso de força maior não previsto" na Constituição do país. O governo da Venezuela denunciou a "gravíssima agressão militar" dos Estados Unidos e decretou o estado de exceção.
A vice-presidente Delcy Rodríguez anunciou que ativou o Conselho de Defesa Nacional, que o tem poder para mobilizar as Forças Armadas e assumir o controle militar dos serviços públicos e da indústria petrolífera.
No sábado à noite, Maduro chegou a Nova York, e passou a noite sob custódia em uma prisão federal. Maduro saiu de Caracas em um helicóptero norte-americano. Ele foi transportado para a Base Naval dos Estados Unidos, na Baía de Guantánamo em Cuba, onde foi transferido para um avião.
A Presidência dos Estados Unidos divulgou imagens da detenção e da transferência. No vídeo, Maduro parece desejar "Boa noite, Feliz Ano Novo" para alguém.
O presidente venezuelano já tinha sido formalmente acusado em 2020, pelo Ministério Público de Nova York, de narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína para os Estados Unidos e crimes relacionados com armas automáticas.
Maduro deve comparecer, na segunda-feira (5), no Tribunal Federal em Manhattan.
*Com informações da Agência Brasil
Para ler no celular, basta apontar a câmera