Sousa/PB -

Extras

Trump diz que EUA terão grande envolvimento no petróleo da Venezuela

Rádio Agência

03/01/2026 às 13:39

Tamanho da Fonte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dará uma entrevista coletiva à imprensa no início desta tarde, mas já adiantou alguns detalhes do ataque para a emissora Fox News. Trump afirmou que não há vítimas entre os soldados estadunidenses e que, a partir de agora, seu país passaria a ter grande envolvimento no petróleo da Venezuela e que vai decidir os próximos passos da liderança venezuelana.

Ainda segundo o presidente dos Estados Unidos, Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram levados de navio para Nova York. O presidente venezuelano havia sido indiciado em um tribunal federal estadunidense em 2020 por acusações de narcoterrorismo e por supostamente comandar um esquema de envio de toneladas de cocaína ao país norte-americano. Maduro sempre negou as acusações.

Manifestações

O Brasil está entre os países que já se manifestaram em relação à ofensiva dos Estados Unidos na Venezuela. Para o presidente Lula, o ataque representa uma afronta gravíssima à soberania do país vizinho e mais um precedente "extremamente perigoso para toda a comunidade internacional".

Na mesma linha, o presidente chileno, Gabriel Boric, condenou a ação militar dos Estados Unidos e afirmou que a crise venezuelana deve ser resolvida sem violência, pelo diálogo e com o apoio do multilateralismo. Já o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, chamou o ataque de terrorismo de estado e exigiu uma resposta urgente da comunidade internacional.  

O Irã também condenou o ataque e pediu ação imediata do Conselho de Segurança da ONU. A Rússia condenou o ato de agressão armada e sugeriu uma saída por meio do diálogo para evitar a escalada de tensão.

ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou profunda preocupação com o desrespeito às leis do direito internacional e com o perigoso precedente aberto pela ação dos Estados Unidos.

2:20

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera