
31/12/2025 às 19:37
Em São Paulo, a festa da virada na Avenida Paulista começou às 13h30 desta quarta-feira (31) e segue até quase 3h da manhã do primeiro dia de 2026: são 14 horas ininterruptas de programação. As primeiras atrações foram artistas de música religiosa, como Frei Gilson e Padre Marcelo Rossi.

Uma multidão chegou na Avenida Paulista desde cedo para garantir um lugar perto do palco. É o caso da servidora pública aposentada Maria Silvia Basílio Pereira, que tem um motivo a mais para aproveitar a passagem de ano:
"Primeiro, que eu vim comemorar meu aniversário, que eu faço hoje, e eu vim ver o Frei Gilson. Tô na expectativa de ver o João Gomes também. Mas não vai dar para ficar mais porque as perninhas não aguentam, já não sou jovem mais, né?"
Quem também foi até a Paulista para prestigiar os shows religiosos foi o comerciante André de Andrade, de Franco da Rocha:
"Nós viemos prestigiar um pouco as festividades de final de ano, de réveillon, e, principalmente, nós viemos ver um pouco do show do Frei Gilson e do Padre Marcelo, que nós também gostamos muito. Viemos prestigiar o final de ano aqui, o réveillon, começar aí com a cabeça erguida e descansado, e bola para frente".
Entre as atrações musicais, está o músico João Gomes, que levou forró e piseiro para o palco. O artista, que recebeu importantes prêmios este ano, como o Grammy Latino de melhor álbum em língua portuguesa, falou com exclusividade com nossa equipe da Rádio Nacional:
"A gente encerra o ano no ritmo que a gente gosta, né? Com aquela dorzinha nas costas de às vezes dormir na cadeira que não inclina tanto, mas, quando a gente sobe ali em cima vem a recompensa, assim, aquele calor das pessoas e aquele amor que a gente depositou o ano inteiro sendo retribuído".
O réveillon da Avenida Paulista tem ainda shows de Maiara e Maraísa, Ana Castela e Simone Mendes, que faz a contagem regressiva para o ano novo. À meia-noite, acontece a queima de fogos silenciosos durante quinze minutos. O último show é do cantor Latino, que se apresenta por volta da 1h40 madrugada de amanhã (1º).
Algumas orientações para quem vai curtir a festa é evitar bolsas e mochilas grandes, ficar atento aos pertences, dar preferência ao uso de pochetes ou doleiras. Embora a festa aconteça num lugar aberto, tem esquema de segurança com revista e entre os itens proibidos estão objetos cortantes, pontiagudos ou de vidro, armas de fogo ou armas brancas, e bastão de selfie. O público pode trazer garrafa de água, copo térmico, latinhas, alimentos lacrados, capa de chuva e carrinhos de bebê.
Com a movimentação da festa da virada, quem passar pelo local deve ficar atento às mudanças no trânsito na região: além da Avenida Paulista, a Alameda Santos e a Alameda São Carlos do Pinhal também ficarão fechadas para veículos entre a meia-noite do dia 31 e a primeira hora do dia 2 de janeiro. A melhor alternativa é o transporte público, com acesso pelas estações de metrô das linhas verde e amarela.
*Com colaboração de Ana Graziela Aguiar
3:52Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera