
31/12/2025 às 17:55
A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou, nessa quarta-feira (31), a intoxicação de sete pessoas por metanol. O Departamento de Polícia Técnica da Bahia constatou a presença da substância em bebidas destiladas consumidas no município de Ribeira do Pombal, na região nordeste do estado. Análise laboratorial também confirmou a presença de metanol nas amostras de sangue das vítimas. Os sete pacientes estão internados no Hospital Geral de Santa Tereza.

A Secretaria Estadual de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal, afirmou que adotou imediatamente o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde nessas circunstâncias, sendo aplicado também antídoto nos casos indicados. A Vigilância Sanitária Municipal e a Polícia Civil também localizaram e interditaram o estabelecimento que comercializou a bebida.
A Secretaria de Saúde da Bahia orienta ainda que toda a população, neste período de festividades, certifique-se da procedência na compra e no consumo de bebidas destiladas, verificando a não violação de embalagens e selos de segurança, além da idoneidade dos estabelecimentos que vendem essas bebidas.
A prefeitura de Ribeira de Pombal, na Bahia, decretou, nesta quarta-feira, a proibição temporária da comercialização, da distribuição, do fornecimento e do consumo de bebidas alcoólicas destiladas no município até 5 de janeiro. A prefeitura reforçou o caráter excepcional e temporário da medida como precaução e proteção da saúde da população.
O Ministério da Saúde enviou, nesta quarta-feira, mais 100 unidades do antídoto de metanol para a Bahia.
1:45Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera