
29/12/2025 às 11:54
O Banco Central deve enviar esta semana ao Tribunal de Contas da União as explicações sobre a liquidação extrajudicial do Banco Master, do empresário Daniel Vorcaro.

A medida atende a uma determinação do ministro do TCU, Jhonatan de Jesus, que deu prazo de 72 horas para a entrega dos esclarecimentos.
A decisão do ministro ocorre após uma representação do Ministério Público junto ao TCU apontar indícios de falhas na supervisão do BC sobre o Master.
Segundo Jhonatan de Jesus, pode ter havido demora do BC na condução e na análise de alternativas de mercado, bem como precipitação na adoção da medida de liquidação.
Para o ministro, poderiam ter sido consideradas soluções menos gravosas para o sistema financeiro.
O Banco Central terá de enviar ao TCU esclarecimentos que incluam documentos e outras ações que justifiquem a decretação da liquidação extrajudicial do Master, ocorrida em novembro.
A instituição financeira foi alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que apura fraudes que podem chegar a R$ 17 bilhões.
A ação investiga a concessão de créditos falsos pelo Banco Master e a tentativa de compra da instituição pelo BRB, o Banco de Brasília.
1:30Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera