
23/12/2025 às 17:34
O saldo do FGTS retido para quem havia feito a opção pelo saque-aniversário vai ser liberado. A medida do Governo Federal foi publicada nesta terça-feira (23).

A primeira parcela, de até R$ 1.800, será paga até o dia 30 de dezembro. A segunda vai liberar o valor restante na conta do trabalhador até 12 de fevereiro de 2026.
A consulta do saldo pode ser feita no aplicativo do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e o calendário de liberação será divulgado pela Caixa Econômica.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, mais de 14 milhões de trabalhadores estão aptos a receber o dinheiro. O valor total liberado será R$ 7,8 bilhões.
Quase 90% dos beneficiados vão receber diretamente na conta bancária cadastrada no aplicativo do FGTS.
Quem não tem conta cadastrada pode sacar o valor nos caixas eletrônicos do banco, em casas lotéricas ou nos pontos Caixa Aqui.
O ministério esclareceu ainda que quem tem empréstimos bancários pode ter o saldo reduzido ou até zerado, dependendo da situação.
O saque-aniversário permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário. A adesão é opcional e pode ser feita pelo aplicativo FGTS, no site da Caixa ou nas agências.
Só que ao escolher o saque-aniversário, o trabalhador abre mão de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa. Ele mantém apenas o direito à multa rescisória de 40%.
Para ler no celular, basta apontar a câmera