
22/12/2025 às 09:07
O verão começou e promete chuvas acima da média em grande parte do Brasil. De acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas também devem ficar acima da média em várias regiões. As regiões Norte e Centro-Oeste devem registrar os maiores volumes de precipitação, com totais entre 700 e 1.100 milímetros.

No Norte, a previsão é de mais chuva e temperaturas mais elevadas, com exceção do sudeste do Pará e Tocantins, que podem ter volumes de chuva abaixo da média histórica. No Amazonas, centro-sul do Pará, Acre e Rondônia, as temperaturas podem chegar a meio grau Celsius acima da média. Na região Centro-Oeste, os volumes de chuva devem ficar acima da média histórica somente no setor oeste do Mato Grosso. Já no estado de Goiás, predominam volumes abaixo da média para o período.
Na região Sul, a previsão é de chuvas acima da média histórica em todos os estados, com os maiores volumes previstos para o sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. As temperaturas também devem ficar acima da média, principalmente no oeste do estado.
As regiões Sudeste e Nordeste devem registrar volumes de chuva abaixo da média climatológica. Somente estão previstas chuvas próximas ou acima da média no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará. O verão prossegue até o dia 20 de março de 2026. A estação é conhecida pelas chuvas intensas, queda de granizo, vento forte e descargas elétricas.
1:57Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera