
22/12/2025 às 13:40
Doze milhões de consumidores devem ir às compras de Natal na última hora. A informação é de um estudo feito nas 27 capitais do país pela CNDL, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo SPC, o Serviço de Proteção ao Crédito.

Os atrasadinhos correspondem a 10% das pessoas que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.
Para 38% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora. Outros 25% disseram que estão esperando o pagamento dos salários ou da segunda parcela do 13º salário e 19% dizem ser desorganizados mesmo.
Para esses consumidores de última hora, a CNDL orienta: redobre a atenção nas compras, defina um teto de gastos rígido e resista à pressão do momento.
Isso porque o volume de pessoas nos dias que antecedem o Natal, a pressão do tempo e a menor disponibilidade de estoque podem fazer a pessoa comprar por impulso, com gastos fora do orçamento ou com parcelamentos longos, gerando endividamento. E, talvez, essa não seja uma boa forma de começar 2026.
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