Sousa/PB -

Extras

Teste das Urnas confirma segurança do sistema eleitoral brasileiro

Rádio Agência

20/12/2025 às 14:08

Tamanho da Fonte

O Sistema Eleitoral brasileiro é comprovadamente seguro. É o que apontam os relatórios das Comissões Avaliadora e Reguladora da 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, conhecido popularmente como ‘Teste das Urnas'.

Os documentos divulgados na última quinta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral concluem que os achados identificados não comprometem a integridade, o sigilo do voto nem o resultado das Eleições de 2026

Entre os dias 1º a 5 de dezembro, na sede do TSE, 29 planos de ataque foram executados para atestar a segurança dos sistemas que serão utilizados nas Eleições Gerais do ano que vem. Segundo a Comissão Reguladora, três achados foram identificados em três dos planos, mas nenhum configurou uma falha real de segurança.

Os trabalhos foram acompanhados por técnicos da Universidade de São Paulo, dos tribunais regionais eleitorais, do TSE e de entidades convidadas, como a Sociedade Brasileira de Computação, a Polícia Federal, o Ministério Público da União e a OAB. 

Agora, entre os dias 13 e 15 de maio do próximo ano, os investigadores responsáveis pela execução destes três testes identificados retornarão ao TSE para participar do chamado “Teste de Confirmação”. Nele, serão verificados se os aprimoramentos feitos pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal foram suficientemente robustos para barrar eventuais ataques contra os sistemas eleitorais.

O teste é uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral. Os relatórios estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral. Ao promover uma avaliação dos sistemas eleitorais aberta e participativa, o TSE busca garantir de maneira permanente que as eleições ocorram de forma segura, transparente e confiável.

Esta edição 2025 do Teste das Urnas alcançou um recorde de 149 participantes inscritos. Dos 109 planos de testes apresentados, 38 foram aprovados. Destes, 19 foram executados, 10 foram executados parcialmente, seis não foram executados por opção do investigador, cinco sofreram alterações e dois novos planos foram apresentados, mas não obtiveram aprovação da comissão reguladora.

Todos os relatórios estão disponíveis no site tse.jus.br.

 

2:50

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera