Sousa/PB -

Extras

Para Haddad sustentabilidade dos gastos é o desafio dos próximos anos

Rádio Agência

18/12/2025 às 20:44

Tamanho da Fonte

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quinta-feira, que a sustentabilidade dos gastos públicos é o grande desafio para os próximos anos. Durante café com jornalistas, no qual fez um balanço dos seus três anos à frente da pasta, ele destacou que recebeu como herança do governo passado um déficit orçamentário de quase 180 bilhões de reais.

Fernando Haddad disse que espera que ocorra uma aproximação da política monetária do Banco Central com as medidas tomadas pela Fazenda, permitindo harmonizar a trajetória da economia.

O ministro também comemorou a aprovação, pelo Congresso, de medidas importantes para o fechamento do orçamento para 2026, como a taxação de BETS e Fintecs e a lei do devedor contumaz. Haddad comentou sobre a situação de déficit dos Correios e defendeu o papel da empresa pública.

Fernando Haddad reafirmou a intenção de deixar o ministério da Fazenda em fevereiro, quando planeja auxiliar o presidente Lula na campanha pela reeleição. Mas descartou uma nova candidatura por São Paulo, seja para governador ou para senador.

O ministro da Fazenda ainda reforçou a importância da conclusão do acordo com o Mercosul, o que, para ele, seria uma sinalização política importante para o mundo frente às medidas unilaterais tomadas por outros países.

3:23

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera