Sousa/PB -

Extras

RJ deve reforçar segurança e transferir acervo do antigo prédio do IML

Rádio Agência

17/12/2025 às 15:59

Tamanho da Fonte

 A Justiça Federal determinou que o estado do Rio de Janeiro adote medidas urgentes para proteger um acervo documental de valor histórico em risco no prédio desativado do antigo Instituto Médico Legal, na Lapa, centro da capital. A decisão atende a uma ação do Ministério Público Federal e estabelece que o governo estadual deve reforçar a segurança do prédio até o próximo domingo e transferir o acervo de local.

O estado do Rio terá que garantir a presença de, pelo menos, dez vigilantes 24 horas no local ou assegurar a segurança por meio da Polícia Civil ou Militar. Além disso, a Justiça Federal deu prazo de 30 dias para remover o acervo para um local com climatização e estrutura adequada.

Acervo histórico

O acervo, que inclui microfilmes em estado avançado de deterioração e registros da Polícia Civil de 1930 a 1960, está em risco. São aproximadamente 440 mil fotografias e materiais relevantes sobre a ditadura militar, com informações sobre desaparecidos políticos e violações de direitos humanos. A situação é considerada crítica devido à presença de invasores e usuários de drogas no prédio e perigo de incêndio.

A Justiça Federal estabeleceu multa de R$ 100 mil caso as medidas não sejam cumpridas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional supervisionará os procedimentos de higienização, triagem e catalogação do acervo.

*Com informações da Agência Brasil.

1:56

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera