
15/12/2025 às 19:49
O presidente Lula participou, nesta segunda-feira (15), de um evento que celebrou a abertura de 500 mercados internacionais no setor agropecuário em 80 países entre 2023 e 2025. A expansão dos produtos nacionais no exterior teve um impacto estimado em US$ 3,4 bilhões.

Na cerimônia realizada em Brasília, que celebrou o marco de 500 mercados internacionais alcançados, também foi inaugurada a sede própria da Apex Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. No evento, o presidente Lula destacou os esforços conjuntos dos setores empresariais e do governo e a importância de fortalecer as relações diplomáticas com a presença de especialistas em outros países.
“Nós sabemos que temos duas possibilidades, ou a gente tem um mercado interno com bom poder de compra, que consegue consumir o que a gente produz e se tiver consumindo muito a gente só vai vender pra fora o excedente; ou a gente tem uma combinação que é o que acontece no Brasil hoje”.
A ampliação dos produtos nacionais para o mercado exterior é um trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com a Apex Brasil, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o setor privado.
O presidente Lula citou ainda as parcerias no setor de cosméticos na Coreia do Sul, para onde viajará, e também na Índia, onde pretende ampliar os negócios nas áreas de fármacos, defesa e de tecnologias agrícolas. Em abril do ano que vem, o presidente disse que deve ir à Feira de Hannover, na Alemanha, um dos maiores eventos de tecnologia industrial.
“Quero provar, lá na Alemanha, que o nosso combustível emite menos CO2 do que o deles. Nós já não precisamos do que eles precisam. Então, essa feira, a gente vai ver se leva a maior quantidade de empresários que já levamos numa feira, porque chega do Brasil se apresentar como se fosse o coitadinho”.
Segundo a ApexBrasil, entre 2023 e 2025, o trabalho da agência em conjunto com os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores gerou mais de 170 ações internacionais em 42 países, alcançando US$ 18 bilhões.
*Com produção de Helder Castro
3:10Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera