Sousa/PB -
Encontro

Secretaria de Saúde de Lastro realiza reunião estratégica para avaliar 2025 e planejar ações para 2026

O encontro aconteceu na sede da Secretaria, às 13h.

Da Redação Repórter PB

15/12/2025 às 17:45

Ads 970x250
Imagem Reunião estratégica para avaliar 2025 e planejar ações para 2026

Reunião estratégica para avaliar 2025 e planejar ações para 2026 ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Secretaria Municipal de Saúde de Lastro realizou, nesta segunda-feira (15), uma reunião estratégica com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), coordenações e convidados, com foco na avaliação das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e no alinhamento das prioridades para o próximo ano. O encontro aconteceu na sede da Secretaria, às 13h.

Durante a reunião, foram debatidos os indicadores de saúde do mês de dezembro, com análise de metas, identificação de pontos críticos e definição de estratégias para fortalecer o desempenho da Atenção Básica. Também estiveram na pauta as ações do Dezembro Vermelho, campanha voltada à prevenção, cuidado e combate ao preconceito relacionado às ISTs/HIV.

A coordenadora de imunização, Kildejane, apresentou os dados atualizados da vacinação no município, destacando a necessidade de intensificar a busca ativa de faltosos, melhorar coberturas vacinais e aprimorar a organização dos processos de trabalho. Na sequência, a consultoria em gestão de saúde pública contribuiu com uma análise técnica dos indicadores, apontando caminhos práticos para elevar os resultados e qualificar o monitoramento das informações.

Outro momento importante da reunião foi a apresentação oficial da nova diretora da UBS, Sandra Lúcia. A gestora reforçou o compromisso com uma administração organizada, próxima da equipe e focada em resultados, fortalecendo o trabalho coletivo dentro da unidade.

Como encaminhamento prático para o mês de dezembro, ficou definido o monitoramento semanal dos indicadores, com devolutivas rápidas à equipe, além da intensificação da busca ativa de usuários prioritários, como gestantes, crianças, pacientes crônicos e pessoas com vacinas em atraso. Também foi destacada a importância da qualidade dos registros, garantindo dados corretos para avaliações mais precisas.

No que diz respeito ao Dezembro Vermelho, a Secretaria reforçou ações educativas no território e na UBS, ampliação da testagem rápida conforme a rotina local e maior divulgação sobre prevenção e cuidado, com foco na redução do preconceito.

Pensando em 2026, foram definidos como prioridades a implantação ou fortalecimento de painéis de acompanhamento de indicadores, a definição de metas por equipe e microárea, além da criação de planos de ação por indicador, com responsáveis e prazos estabelecidos. A proposta é tornar o acompanhamento mais sistemático e eficiente, com reuniões mensais de avaliação.

A secretária municipal de Saúde, Gerlânia Ferreira, destacou a importância do trabalho em equipe e da melhoria contínua. “Tivemos também a contribuição da consultora de Gestão em Saúde Pública, Rosy Moreira, que trouxe uma análise qualificada dos indicadores e propostas concretas para fortalecer ainda mais os resultados da UBS”, afirmou.

O encontro foi encerrado com a reafirmação do compromisso coletivo de manter uma UBS forte, organizada e resolutiva, garantindo melhores resultados para a população de Lastro.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.