Sousa/PB -

Extras

Malásia: a empresários, Lula defende ampliar parcerias internacionais

Rádio Agência

26/10/2025 às 13:37

Tamanho da Fonte

Em reunião com empresários que estavam em Kuala Lampur, na Malásia, para a Cúpula da Asean, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, o presidente Lula defendeu a ampliação de parcerias fora do eixo Europa-Estados Unidos. E acrescentou: o mundo de hoje não pode aceitar mais uma nova Guerra Fria.

"Nós não queremos ficar disputando como se disputou a partir da Segunda Guerra Mundial, que era do lado da Rússia, que era do lado do Estado Unidos. A gente não quer uma nova disputa que é do lado do Estados Unidos ou do do lado da China. A gente quer estar do lado da China, do lado dos Estados Unidos, do lado da Malásia, do lado da Indonésia, do lado de todos os países do mundo que queiram fazer negócio conosco. Porque é isso que pode fazer o mundo crescer. É isso que pode fazer o mundo se desenvolver. É isso que pode atrair o investimento de país estrangeiros e outros países estrangeiros.

O presidente também defendeu a integração do Brasil com a América do Sul e a ampliação de parcerias internacionais. 

"O Brasil olhava apenas para a Europa e para os Estados Unidos e nós então resolvemos tomar a decisão de que era preciso fazer o Brasil tem uma importância maior na geopolítica econômica, na geopolítica comercial."

O presidente Lula ainda falou sobre o encontro que teve mais cedo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Algo que parecia impossível.

"O presidente Trump teve que viajar 22 horas dos Estados Unidos para Malásia e eu viajar 22 horas para Malásia e nós conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível nos Estados Unidos e no do Brasil, aqui na Malásia."

Lula também lembrou aos empresários que a política internacional de negócios é um jogo de “ganha-ganha” em que as negociações levam a benefícios para todas as partes. E acrescentou: o Brasil tem estabilidade econômica e fiscal que a Malásia precisa.

2:21

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera