
23/10/2025 às 14:38
O projeto Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul cria um trajeto turístico que integra os principais estádios do bloco econômico sul-americano que possuem atrativos como relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória. Além do apelo esportivo, os locais da Rota precisam ter boa estrutura para receber visitantes, acessibilidade e capacidade de atendimento. A proposta é usar o esporte e o turismo como instrumentos de integração entre os povos e de desenvolvimento econômico na região. Os Ministérios do Esporte (MESP) e do Turismo (MTUR) são parceiros da iniciativa.

O ministro do Esporte, André Fufuca, destaca que esta é mais uma maneira de demonstrar que existe uma identidade que aproxima os países sul-americanos.
O futebol conta a história do nosso povo. Está nas ruas, nos campos de várzea, nas escolas, nas comunidades. É uma paixão que atravessa gerações, que faz parte da vida de todos, de homens e mulheres. A Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul é uma forma de valorizar essa identidade, que compartilhamos com os nossos irmãos sul-americanos e mostrar ao mundo a força que o futebol tem em nossa cultura.
Aqui no Brasil, 13 espaços fazem parte da Rota, entre estádios, arenas e museus. Entre eles, estão o estádio do Maracanã, a Arena Mané Garrincha, em Brasília, a Arena Castelão, em Fortaleza, e os Museus Pelé e do Flamengo. Outros 11 locais estão espalhados por Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia incluindo o Museu Conmebol, da Confederação Sul-Americana de Futebol, localizado no Paraguai.
Para conhecer todos os pontos de visitação da mais nova rota turística da América do Sul é só acessar o site visitsouthamerica.travel e procurar a aba “rota do futebol”. Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), só neste ano, as cidades brasileiras que integram a Rota receberam mais de 3 milhões de turistas dos cinco países sul-americanos participantes do programa.
2:19Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera