23/10/2025 às 13:45
Em uma operação conjunta, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União realizaram, nesta quinta-feira (23), uma operação na Bahia para desarticular uma organização criminosa que desviava recursos públicos.
Os desvios, segundo a Polícia Federal, podem ter dado um prejuízo superior a R$ 12 milhões. O dinheiro era enviado para a prefeitura de Poções, cidade com cerca de 50 mil habitantes, no sul da Bahia.
Nessa operação, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão também nos municípios baianos de Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista. 13 auditores e 68 policiais federais participaram da ação que apreendeu uma grande quantidade de dinheiro em espécie.
As investigações apontam irregularidades nos contratos de terceirização de mão-de-obra, que foram financiados com recursos do SUS, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e do Fundo Nacional de Assistência Social.
A estrutura criminosa tinha atuação em outros municípios baianos, por meio de empresas de fachada e usava parentes como laranjas, para cobrir a movimentação bancária fraudulenta e ocultação de patrimônio.
Os crimes também incluem peculato, fraude à licitação e crimes contra a legislação trabalhista. Tentamos contato com a Prefeitura de Poções. Ainda sem resposta.
1:17Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera