Sousa/PB -

Extras

Fux pede autorização para ser transferido para Segunda Turma do STF

Rádio Agência

21/10/2025 às 21:07

Tamanho da Fonte

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux pediu autorização para ser transferido para a Segunda Turma da Corte. Fux atua na Primeira Turma, responsável pelos processos que julgam a tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. O ministro enviou a solicitação de mudança de turma para o presidente do STF, ministro Edson Fachin.

Ao final do julgamento do núcleo 4 da trama golpista, nesta terça-feira (21), Fux disse que efetuou o pedido a partir da aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

"Eu combinei com o meu estimado amigo de tantos anos, ministro Barroso, que tinha interesse de vir para a Primeira Turma. E eu, então, combinei com ele que faria essa permuta. Aliás, é bastante usual esses revezamentos. Eu sempre perdi na antiguidade para isso. Mas a ministra Cármen Lúcia esteve na segunda, veio para a primeira, e agora surgiu essa oportunidade de cumprir esse pacto, muito embora o ministro Barroso tenha se aposentado. Como ele se aposentou, eu tive que fazer esse movimento imediatamente, porque fica vaga a vaga lá na segunda turma”, afirmou.

O ministro Fux solicitou ainda que continue nos julgamentos previstos para a Primeira Turma do STF, mas o presidente do colegiado, Flávio Dino, disse que submeterá o tema à presidência do Supremo. Assim, o novo ministro a ser indicado pela presidência da República, que ainda passará por aprovação pelo Senado, fará parte da Primeira Turma da Corte.

1:31

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera